A DECO disponibiliza no seu site um formulário para quem queira reclamar da má qualidade de receção do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT), garantindo que a situação será reencaminhada para Portugal Telecom (PT) e darão conhecimento ao regulador: ANACOM.
A associação de defesa dos consumidores afirma que tem recebido queixas de vários consumidores que têm tido falhas no sinal. “Desde fevereiro último, já recebemos mais de 3500 reclamações sobre TDT sem qualidade e obtivemos uma reação da PT a mais de 1500 reclamações, numa mudança mal preparada e com falhas sucessivas, para as quais temos alertado. Problemas no som e na imagem ou interrupções prolongadas na emissão ainda afetavam 62% dos lares com televisão digital terrestre, segundo o nosso último inquérito a 1714 portugueses”, adianta a DECO.
Segundo a associação, a configuração de rede em Portugal é um dos motivos para os problemas. Como a maior parte do País é servida pelo mesmo canal de transmissão (CH56), em cada local, é possível que, além dos sinais do emissor mais próximo, capte sinais de emissores distantes. Se estes estiverem a mais de 67 km provocam interferência no sinal, como pixelização ou perdas de fluidez ocasionais, e até falha total de receção nalguns períodos. As condições do verão, com tempo quente e seco, aumentam a probabilidade de má qualidade de sinal, devido à maior propagação dos sinais de emissores distantes que interferem na receção.
Para quem esteja com mau sinal, ou conheça alguém, e queira reclamar, a DECO disponibiliza um formulário de reclamação (clique aqui).
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