Quase seis meses depois de iniciar o tratamento médico da Pronokal dei por mim a fazer um balanço. A parar e tentar perceber o que aconteceu com o meu corpo nestes últimos meses. Foi tudo muito rápido. Foram muitas mudanças. Parece mesmo que a cabeça ainda está a acompanhar. E porque digo isto? Porque entrei no outro dia numa loja e vi um vestido lindo. Olhei para os números e achei que não ia caber. Então o que fiz? Escolhi o maior (é o que digo, a cabeça ainda está em processo de mudança). A senhora da loja perguntou-me: “Que número é que veste?” E eu respondi: “não sei”. Ela ficou a olhar para mim e achou estranho. E eu tive de dizer “é que perdi 20 quilos e ainda não percebi bem que número visto”. E foi então que agarrei num 42 e disse: “este deve dar”. E ela diz-me: “mas isso não é um 42 português, leve antes este que apesar de dizer 40 corresponde a um nosso 38”. E ali estava eu, seis meses depois de já só vestir roupa XL a experimentar um lindo vestido 38. Senti-me uma princesa. O meu querido Pedro viu como me senti especial e ofereceu-me o vestido (a bem da verdade estava também com um belo desconto).
Neste último mês não tive uma grande alteração de peso. Mudei de fase, introduzi já os hidratos de carbono e comecei a fazer mais exercício. Mesmo aqui tive de passar um processo interno importante: tentar não me “assustar” pelo facto dos números se manterem e reforçar o exercício físico. E este é um ponto essencial também do tratamento. Não dá para descurar o exercício físico. É por isso que o tratamento Pronokal inclui o serviço gratuito de um personal trainer que adapta os exercícios às necesidades de cada pessoa. É determinante para conseguirmos atingir os resultados pretendidos e, para mim, mais do que o impacto físico, a parte psicológica e emocional tem sido a maior ajuda. Quando estou a fazer exercício não penso em mais nada. Estou focada. É o meu momento ‘mindfulness’, o que para mim que ando sempre com a cabeça a mil é quase como que uma vitória. O exercício ajuda-me a descarregar, o exercício ajuda-me a controlar a ansiedade e, consecutivamente, a compulsão alimentar. Sim, porque no final do dia é esse o meu desafio: controlar a compulsão alimentar.
Notei que quando abrandei o exercício, o corpo também abrandou a perda de peso e depois veio o fenómeno em que o peso se mantém, mas na realidade perdi massa gorda e ganhei massa muscular, sendo este o objetivo do tratamento. É uma excelente troca, mas para quem luta com a balança a aceitação dos números é também um processo de aceitação e conhecimento interior.
Tenho recebido muitas perguntas sobre o tratamento Pronokal, e peço desculpa a quem ainda não consegui responder mas é mesmo porque não tive tempo. Aqui fica o P&R:
O que é o tratamento Pronokal?
Trata-se de um programa personalizado de perda de peso sob controlo médico baseado numa Dieta Proteinada. O objetivo não é apenas a perda de peso principalmente de massa gorda e preservando a massa muscular, mas também a manutenção dos resultados obtidos a longo prazo. Além disso, ao longo de todo o tratamento conta-se com o apoio e acompanhamento gratuito de uma equipa multidisciplinar da Pronokal, formada por nutricionistas, técnicos em atividade física (personal trainers) e especialistas em coaching.
Quantas fases tem o tratamento?
O Método divide-se em três etapas: Ativa, Adaptação Fisiológica e Manutenção. Na Etapa Ativa, elimina-se até 80% do sobrepeso graças à combinação dos produtos PronoKal com os alimentos permitidos. A duração varia segundo o peso que é necessário perder.
Na etapa seguinte, de Adaptação Fisiológica, perde-se o peso restante (20% do peso excedente) enquanto o corpo se vai adaptando às alterações fisiológicas por que está a passar e vão sendo reentruduzidos progressivamente os diferentes tipos de alimentos até chegar a uma alimentação variada e equilibrada que permitirá manter os resultados.
Durante a última etapa, a de Manutenção, realiza-se um seguimento periódico do paciente durante dois anos para o ajudar a manter o objetivo atingido.
Qual o preço do tratamento?
O valor varia em função do peso que se tem que perder.e do seu metabolismo de cada paciente. Mas para terem uma ideia cada refeição Pronokal custa, em média, 3,50 euros, e neste valor estão incluídos todos os serviços da equipa multidiciplinar (nutricionistas, PT e coaching). Na primeira etapa são consumidos mais alimentos Pronokal, e a medida que o tratamento avança, eles vão sendo substituidos pelos alimentos, até que já não consumir nenhum produto e ter uma alimentação equlibrada. Mas o melhor mesmo é entrarem em contacto com a Pronokal e eles explicam-vos tudo.
Não podia estar mais contente pela escolha que fiz de investir em mim e iniciar o tratamento médico Pronokal e ter-me comprometido em atingir um peso saudável. Sinto que recuperei a minha saúde e tenho muito mais energia. Estou cada vez mais próxima do objetivo mas também estou cada vez mais em paz comigo, com o meu corpo, e isso sente-se em tudo à minha volta.
Entretanto podem ir acompanhando tudo no Instagram.
Olá Ba.
Vi que já fez a dieta lev, há uns anos. Está mais satisfeita com esta?
Eu já fiz a lev e adorei, mas
estava tentada a experimentar esta, só que não consigo falar com ninguém da pronokal. Nunca atendem o número geral e não respondem aos emails.