Se quer poupar mais e procura algumas estratégias para ser mais eficiente, aqui ficam 5 dicas sobre como pode conseguir aumentar a sua poupança e gerir melhor o seu dinheiro:
- Qual o montante ideal de poupança? A resposta não é única. Tudo depende do orçamento de cada pessoa. As boas práticas da gestão das finanças pessoais recomendam que, pelo menos, se poupe 10% do rendimento mensal. Se conseguir poupar mais, melhor ainda.
- Pague-se a si em primeiro lugar. Se esperar pelo final do mês pode não sobrar. Mal receba coloque de parte um montante para a poupança. Assim, mesmo que depois o resto do dinheiro seja todo gasto, pelo menos a poupança já está assegurada.
- Crie um fundo de emergência equivalente entre três a seis meses das suas despesas mensais. Ou seja, se tem 500 euros de despesas mensais deverá ter num fundo de emergência entre 1500 e 3000 euros. O objetivo é assegurar despesas inesperadas.
- Os cestos da poupança. Nem todas as pessoas têm os mesmo objetivos, rendimentos e todos podemos ter diferentes tipos de metas. Assim, pode definir diferentes tipos de poupança, com diferentes horizontes temporais e que poderá aplicar em produtos distintos.
- Utilize o método dos envelopes. Divida por vários envelopes o dinheiro para cada uma das despesas. Por exemplo, no caso das despesas com o supermercado pode dividir em envelopes semanais. Assim, irá ter de controlar melhor as despesas referentes a essa categoria.
Li este livro: O Homem Mais Rico da Babilónia, achei muito interessante… É engraçado ver que alguns dos tópicos que refere também estão lá 🙂
Poderia começar a sugerir livros sobre poupança e investimentos, até mesmo que sejam mais técnicos.
Se quiser posso recomendar-lhe alguns 😉
Boa continuação de blog… Saudinha.