E-mails, telefonemas, mensagens, Facebook, Instagram, Whatsapp… Numa era cada vez mais digital estamos constantemente “ligados”, até mesmo quando chegamos a casa. Mesmo depois de deitar os filhos há sempre mais um e-mail para responder, aquela mensagem para enviar, aquele texto para publicar. A verdade é que parece que já não conseguimos viver de forma “analógica”. Esta nova realidade instalou-se para não mais nos deixar “disconnected”. O meu Pedro queixa-se que passo a vida ao telefone, no tablet ou no computador. Eu acho que ele exagera (ou talvez não!), mas a verdade é que o meu trabalho acaba por “exigir” que esteja sempre ligada. E como eu gosto do que faço não sinto esse “peso” do estar sempre ligada. Vá, a não ser quando estou assoberbada de trabalho. Mas as tecnologias ajudam muito, facilitam muito a vida. E eu costumo dizer: Tenha eu um telemóvel, dados e bateria, e posso comandar o mundo! Pronto, pronto… talvez seja um exagero. Mas pelo o menos o meu mundo consigo. 🙂
Há umas semanas o meu telefone tocou com um convite que se revelou tanto desafiante como “assustador” para uma “digital woman”. O que era? Um fim de semana de “Digital Detox“!
Sabem qual foi a minha pergunta? “Isso do digital detox quer dizer realmente o quê?”
Do outro lado: “Quer dizer que chegas ao hotel, colocas o telemóvel e todos os dispositivos num saco e não os podes mexer durante o fim-de-semana todo”.
Seguiu-se um momento de silêncio da minha parte até que consegui dizer: “Epa, até senti agora um arrepio na espinha!” E depois perguntei: “Então e como falo com os meus filhos se for preciso?” (A bela da desculpa para não me separar do telemóvel e computador).
Resposta: “Então, se for preciso podes ir à receção do hotel e ligar para casa. Mas o objetivo é desligares mesmo.”
E eu: “Pois, está bem visto. É como antigamente…” (isto enquanto pensava que por um lado podia ser bom, mas por outro tenho um projeto a meio, outro em vias de arrancar, que preciso de despachar trabalho e blá blá blá…já estava a minha cabeça a entrar em ‘loop’ até que pensei que talvez fosse boa ideia). E disse: “Então e não posso ficar com o telemóvel comigo mas desligado?”.
Resposta: “Não. Fica guardado para não caíres em tentação”. Fiquei uns segundos a pensar até que disse: “Está bem, vamos a isso!”
E pronto meus amigos, é isto. A digital workaholic de serviço vai ficar ‘offline’ no próximo fim de semana. As publicações que encontrarem por aqui é porque estão agendadas.
Vou embarcar no Digital Detox, do Pine Cliffs Resort/Serenity SPA, onde me espera toda uma redescoberta do mundo analógico e de mim mesma. O meu Pedro está feliz da vida por saber que não me vai ver de telemóvel na mão a espreitar os e-mails de minuto a minuto. Ali não há nada. Só massagens, passeios na praia e de bicicleta, meditação, refeições saudáveis. Só de ver o programa já me sinto ZEN.
Sinceramente acho que vai ser muito bom para carregar baterias e realmente descansar. Estou curiosa com o programa. E agora que resolvi aceitar é mesmo para cumprir. Prometo não levar nem um dispositivo escondido! (Será que nos vão revistar?!) Bom, depois conto-vos aqui como foi ficar ‘offline’.