Falta menos de uma semana para arrancar um dos maiores eventos de música (e não só) a nível nacional e eu já só penso no Bruno Mars. Este ano há muitas novidades, não só em termos de novos palcos, serviços, entretenimento, e até formas de deslocação para o local. Para quem tem no mapa a Bela Vista como ponto de rumaria nos próximos dias, deixo-vos aqui um verdadeiro Guia Rock Rio 2018 que organização preparou e onde está explicado tudo o que precisa saber para usufruir ao máximo da cidade do Rock nos dias 23, 24, 29 e 30 de junho.
O Recinto
No total são cinco palcos (Palco Mundo, Music Valley, EDP Rock Street, Super Bock Digital Stage e Yorn Street Dance), uma rua dedicada às culturas africanas, um “distrito” que celebra a cultura pop (Pop District), uma arena de gaming (Worten Game Ring), um mercado pop-up de alta cozinha (Time Out Market Rock in Rio), um mini parque jurássico dedicado a toda a família, uma piscina, uma roda-gigante Cofidis, um slide 7UP, mais de 23 espaços de restauração, 15 stands com ativações e surpresas das marcas, uma área VIP, duas áreas de tables corporativas, dois rooftops e, ainda, acesso facilitado ao recinto através de um plano de mobilidade reforçado, com maior abrangência e número de operadores, a pensar no conforto do público desde que parte para o recinto até ao regresso a casa.
Horários
A Cidade do Rock abre às 12h00 e a encerra às 02h00.
Music Valley
O Music Valley é um dos novos palcos da Cidade do Rock. Com 14 horas de música por dia, este palco non-stop (cujo nome é inspirado na própria arquitetura natural do Parque da Bela Vista, e no facto de se localizar num vale) tem uma programação diversa e surpreendente. Começa com as famosas Somersby Pool Parties animadas ao som de DJ’s portugueses, recebe concertos de grandes nomes da música cantada em português – como Carolina Deslandes, HMB, Carlão, Língua Franca com Sara Tavares, Anavitória, Blaya, entre outros – e pela noite dentro seguem-se festas de música eletrónica, mas não só. No dia 29 de junho, uma das mais badaladas festas da atualidade vai tomar conta da Cidade do Rock e invadi-la com o seu espírito “noventeiro”. A Revenge of the 90’s vai trazer ao Music Valley nomes como Ena Pá 2000, Haddaway ou Crazy Town.
EDP Rock Street
A rua mais disputada da Cidade do Rock promove, nesta edição, um encontro entre tradição e modernidade, ao som dos ritmos de África. Uma verdadeira viagem pelos caminhos do mais velho continente do mundo através da arquitetura, espetáculos de rua e muita música. A rua, que conta com 19 casas inspiradas em vários países africanos – Tanzânia, Madagáscar, Marrocos, África do Sul, Gana, Mauritânia, Egipto, Congo, Quénia, Líbia, Angola, Mali, Nigéria, Etiópia, Zimbabué e Nigéria -, onde serão instaladas várias lojas de diferentes marcas e espaços de restauração, terá animação ao longo de todo o dia, com ritmos e cores oriundos deste continente. A abrir, logo pelo 12h00, haverá um desfile encabeçado por um elefante com 3m de altura.
Pop District
É uma das grandes novidades desta edição: um quarteirão que celebra a cultura pop e os seus principais ícones. Haverá lojas com produtos alusivos a esta cultura – como a Hyper Toys com as suas pop figures -, pinturas faciais inspiradas no movimento pop art, cosplay, performances de rua baseadas em musicais célebres, conteúdos exclusivos de cinema (com momentos interativos baseados em quatro filmes nacionais e quatro internacionais) e, ainda, um palco dedicado aos fenómenos do entretenimento online, uma arena de Gaming e uma Wall of Fame, com moldes de mãos dos artistas que tocaram nas edições anteriores do festival.
Super Bock Digital Stage
Um dos palcos mais desejados desta edição, o Super Bock Digital Stage junta mais de 100 influenciadores em apresentações inéditas no Rock in Rio-Lisboa. Entre as 12h25 e as 21h15, o público vai poder assistir e participar em espetáculos de karaoke, lip sync battles, sketches de humor, battles de games, desafios interativos e quizzes, atrações musicais e momentos virais, sempre comandados pelos maiores influenciadores digitais.
Worten Game Ring
Mais um conteúdo inovador que o Rock in Rio traz para a Cidade do Rock, e a primeira vez que uma arena de Gaming integra um festival de música. Neste espaço de 400m2, com capacidade para 200 gamers, haverá 40 horas de conteúdos ao longo dos quatro dias do festival.
Time Out Market Rock in Rio
É o primeiro pop-up do food hall implementado no Mercado da Ribeira e estreia-se no Rock in Rio-Lisboa. Com capacidade para 450 lugares sentados e de acesso controlado, conta com 14 restaurantes e um bar central, num espaço cuja área é superior a 1.000m2. Os chefs e os restaurantes: Alexandre Silva; Henrique Sá Pessoa; Vítor Sobral; Marlene Vieira; Noélia; Susana Felicidade; O Prego da Peixaria; Asian Lab; Manteigaria Silva; Monte Mar; Croqueteria; Olhó Bacalhau; “Noélia & Jerónimo”; Confraria; Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata.
Dino Parque
O fantástico mundo dos Dinossauros também se estreia no maior evento de música e entretenimento do mundo. Um espaço dedicado à família, com oito réplicas de dinossauros em tamanho real – entre os quais um Supersaurus com 23m de comprimento e cinco toneladas – ao longo de um percurso recheado de muitas surpresas. O Dino Parque pode ser visitado durante os quatro dias do festival entre as 12h00 (abertura de portas) e as 23h00.
Yorn Street Dance
Este palco vai receber 114 bailarinos ao longo dos quatro dias de festival e mais horas de dança. Com curadoria da Jazzy Dance Studios, traz de volta o habitual cenário de inspiração urbana, com murais decorados pelo artista de arte urbana Luís Santos, LS, natural de Marvila, retratando as ruas que acolhem os vários estilos de dança que vão subir a este palco.
Área VIP
Patrocinado pela TAP, este espaço cresceu 50% na sua área interna, passando a contar com uma área total útil de 2.640m2 e capacidade para receber 2.000 convidados por dia. Conta com duas novas áreas lounge localizadas no interior do espaço e nas quais os convidados poderão assistir à transmissão dos concertos ao vivo.
Roda Gigante Cofidis
Uma das diversões mais procuradas dentro do recinto, que proporciona uma vista panorâmica sobre a Cidade do Rock que encanta os visitantes a cada edição. Entre as 12h00 e a 00h00, o público vai poder experimentar esta diversão com 36m de diâmetro e 30 cabines, podendo transportar até 120 pessoas em cada viagem. Crianças entre os 3 e os 8 anos têm que se fazer acompanhar por um adulto.
Slide 7Up
Para os que adoram emoções fortes, o Slide 7UP é irresistível e nesta edição do Rock in Rio está ainda mais radical, com uma corda de 180m de comprimento e duas linhas de descida. Entre as 12h00 e as 23h00, o público vai poder sentir a adrenalina de sobrevoar o Palco Mundo, numa estrutura composta por duas torres (uma com 15m de altura e outra com 10m). Uma novidade desta atração será o novo deck da 7up com um bar para tornar a espera mais refrescante e confortável antes de subirem para o Slide 7UP. Os jovens entre os 16 e os 18 deverão fazer-se acompanhar por um adulto, que deve assinar um termo de responsabilidade.
Rotas do Rock
Mas há muitas outras atrações espalhadas pela Cidade do Rock e autênticos roteiros, para satisfazer diversos interesses. Podem contar com: Rota Gastronómica, Rotas das Selfies e Rota dos Brindes.
APP Rock in in Rio Vodafone
A app oficial do festival – Vodafone Rock in Rio Lisboa 2018 – tem, não só, toda a informação para aproveitar ao máximo o evento (line up, como chegar, mapa, etc.) como a possibilidade de criar uma agenda personalizada. Uma outra funcionalidade disponível na app, também ela novidade, é o Smart Check-in. Através desta solução, as inscrições nas diversões do recinto – roda-gigante Cofidis e slide 7UP – serão realizadas num formato totalmente digital e agendadas.
Segurança
Integrando várias forças de intervenção – Polícia de Segurança Pública, Prosegur (empresa privada de segurança), Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, entre outras – este plano prevê a mobilização de mais de 1.000 profissionais envolvidos na operação no exterior e interior da Cidade do Rock. Logo nos acessos, todas as pessoas, sem exceção, vão ser submetidas a um controlo de entrada através de vistorias personalizadas.
Objetos Proibidos
Existem objetos que não são permitidos entrarem no recinto do festival, como alimentos destinados ao comércio ou objetos que representem riscos à segurança (garrafas, latas, capacetes, armas de fogo ou outros que possam ser considerados perigosos). É, igualmente, proibida a entrada de animais no recinto, com exceção de cães-guia. Existirão dois bengaleiros no exterior do recinto, junto à bilheteira da rotunda da Bela Vista e pela entrada norte (Av. Gago Coutinho), assim como um bengaleiro no interior.
Saúde
O grupo Lusíadas vai disponibilizar, na Cidade do Rock, um Centro Médico, junto ao Palco Mundo. Terá, também, um Posto de Saúde de dimensão mais reduzida, que permite dar assistência imediata numa localização diferente do recinto, junto ao Music Valley. Para além destes espaços físicos, por todo o recinto haverá equipas móveis de médicos e enfermeiros (10 equipas no total e quatro ambulâncias, envolvendo cerca de meia centena de recursos humanos especializados – médicos, enfermeiros, técnicos de emergência com experiência em emergência pré-hospitalar, diversos elementos de logística, comunicações, entre outros).
Higiene
Desde 2008 que a organização do Rock in Rio-Lisboa disponibiliza contentores com várias cabines individuais ligadas à rede pública com centenas de casas de banho (330 cabines), 6 delas equipadas para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Equipa
Esta edição, o Rock in Rio-Lisboa conta com 8.000 pessoas credenciadas que irão garantir o funcionamento da Cidade do Rock e de todos os seus espaços. Estes elementos dividem-se em diversas áreas, incluindo equipa fixa do festival e equipas de fornecedores, marcas parceiras e artistas.
Como chegar
O Plano de Mobilidade da 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa foi reforçado, envolvendo agora 12 operadores de transportes, abrangência geográfica nacional, alargamento dos horários dos serviços urbanos e vários serviços gratuitos mediante apresentação do bilhete Rock in Rio-Lisboa.
– Metropolitano de Lisboa: alargamento do horário de funcionamento até às 03h00, nas quatro linhas e com cerca de 30 estações abertas. Haverá carruagens a partir a cada seis minutos.
– CP-Urbanos: Comboios Urbanos de Lisboa e especiais do Cais do Sodré para Cascais e de Oriente/Roma-Areeiro para Sintra serão gratuitos (mediante apresentação de bilhete Rock in Rio-Lisboa). Há, também, horários especiais – nas madrugadas de 24, 25, 30 de Junho e 1 de Julho as últimas partidas serão pelas 02h40 (Lisboa Oriente), 02h47 (Roma-Areeiro em direção a Sintra – paragem em todas as estações) e 03h00 (Cais do Sodré em direção a Cascais – paragem em todas as estações).
– CP Longo-Curso: ROCKCard CP inclui bilhete, viagem de comboio intercidades ida e volta para Lisboa Oriente e transfer de autocarro Gare do Oriente – Cidade do Rock – Gare do Oriente.
– CP Intercidades, InterRegionais e Regionais: desconto de 30% em todos os serviços CP Intercidades, InterRegionais e Regionais, mediante apresentação do bilhete Rock in Rio-Lisboa.
– mytaxi: aplicação com pontos de referência mytaxi de chegada e recolha à volta do recinto. Possibilidade de táxis coletivos, disponíveis pela primeira vez na cidade de Lisboa e apenas em dias de Rock in Rio, a preços fixos.
– BusUp: plataforma com rotas pré-definidas e possibilidade de propor novas rotas.
– Shuttle BusUp: shuttle Rock in Rio-Lisboa de pontos estratégicos: Cascais Villa, Beloura Shopping, Oeiras Parque, Strada Outlet e Forum Montijo. Partidas às 11h00, 14h00, 17h00 e 20h00; regresso às 00h30, 01h00, 02h00 e 03h00.
– Fertagus: comboio com horários especiais de Roma-Areeiro para Setúbal. Partidas às 01h45 (23, 24, 30 de Junho) e 01h28 (29 de Junho). Estacionamento gratuito com apresentação do bilhete Rock in Rio-Lisboa.
– Transtejo e Soflusa: trajetos Cais do Sodré-Cacilhas (última partida: 01h40) e Terreiro do Paço-Barreiro (última partida:02h00).
– Rede Expressos: 25% de desconto nas viagens nacionais com apresentação do bilhete Rock in Rio-Lisboa.
– Abreu: pack Rock in Rio Express inclui bilhete Rock in Rio-Lisboa e transporte ida e volta para Braga, Guimarães, Porto, Aveiro, Coimbra e Algarve.
– Budget: Shutles Budget Roma-Areeiro – Cidade do Rock.
– Carris: Carreiras Chelas: 755 Poço Bispo – Sete Rios; 793 Marvila – Estação Roma-Areeiro; 794 Terreiro do Paço – Estação Oriente; 32B Amendoeiras metro – Amendoeiras-metro. | Carreiras Av. Almirante Gago Coutinho: 705 Estação Oriente – Estação Roma-Areeiro (dias úteis); 708 Martim Moniz – Parque das Nações Norte; 722 Praça de Londres – Portela. | Rede da Madrugada (a partir das 23h30): carreira 208 Cais do Sodré – Estação do Oriente.
– Cityrama: 25% de desconto no shuttle para portadores de bilhete Rock in Rio-Lisboa em viagens com partida do Marquês de Pombal, Sete Rios e Cidade do Rock. Horários: 12h00 – 20h00; 23h00 – 02h00. 15% de desconto no Bus & Boat Hop On Hop Off.
– Eu Vou de Bicicleta: haverá também um Bike Park disponível na Cidade do Rock em parceria com a Cofidis, para todos os amantes da bicicleta que pretendam vir até ao festival a pedalar.
– Cooltra/eCooltra: pack de aluguer de mota exclusivo para festivaleiros, com minutos grátis e estacionamento reservado para scooters Cooltra.
Mobilidade Condicionada
A Cidade do Rock está pensada de forma a receber com a maior comodidade possível todas as pessoas com mobilidade condicionada. Para além dos sanitários, sala de imprensa, Área VIP e outras infra-estruturas equipadas com rampas de acesso, existem duas plataformas com vista privilegiada para o Palco Mundo e para o Music Valley – com 100m2 e 25m2, respetivamente – onde as pessoas que se deslocam em cadeira de rodas, ou que tenham alguma condição física que obrigue a períodos de repouso, poderão assistir aos espetáculos com um acompanhante, sendo que o acompanhante deverá dar prioridade a pessoas com mobilidade condicionada e ceder o seu lugar caso seja necessário. Existe ainda estacionamento para pessoas com carro que tenham o dístico de mobilidade condicionada, e equipa de apoio da SCML na entrada do evento preparados para ajudar e encaminhar para as plataformas preparadas.
Produtos Oficiais
Nas quatro lojas existentes na Cidade do Rock vão estar disponíveis uma linha de vestuário feminino, masculino e de bebé e uma linha de acessórios composta por bonés, cangas, moleskines, bikini, babete, tote bags, eco bags, porta-chaves, malas e mochilas, crachás, isqueiros de diversas cores, capas para iPhone, headphones, earphones, garrafas squeeze, copos, ímanes, crachás, autocolantes, fitas bonfim, lápis, canetas, palhetas, fitas de pescoço, com design exclusivo do Rock in Rio-Lisboa 2016.
Copos Reutilizáveis
Não estão à venda nas lojas de produtos oficiais mas podem ser levados para casa como recordação. Esta edição, o Rock in Rio-Lisboa baniu os copos de plástico descartáveis e lança uma coleção de copos reutilizáveis, com objetivo de combater o desperdício de recursos. A coleção é composta por 10 layouts diferentes, com imagens exclusivas, estando disponíveis nas medidas de 25cl, 40cl e 50cl. Os copos serão oferecidos com as bebidas e todos os visitantes da Cidade do Rock que optarem por reutilizar o seu copo e pedir refill terão um desconto na bebida (Super Bock, Somersby, águas, 7UP e outros refrigerantes), de 0,50€ nas capacidades de 25cl e 40cl e de 1€ na capacidade de 50cl.
Cartaz
Para saberem em detalhe os artistas que vão atuar em cada um dos palcos podem consultar o site oficial do Rock in Rio 2018 aqui.
Ficam aqui as dicas para quem vai até à Cidade do Rock.