Comprar carro implica fazer um seguro, obrigatoriamente. No mercado existem muitas ofertas, assim como diversos preços. As seguradoras ‘low-cost’, que funcionam sobretudo por telefone e Internet têm uma estrutura com custos mais reduzidos e, por essa razão, têm condições para oferecer preços mais baratos do que as restantes seguradoras. No entanto, deve sempre fazer uma análise comparativa das várias opções propostas por diferentes seguradoras.
Antes mesmo de contratar um seguro automóvel, existem vários passos que deve tomar para que consiga fazer um bom negócio, o que significa sempre conseguir poupar mais alguns euros.
Antes de contratar o seguro:
Consulte a oferta de várias seguradoras. Pode fazê-lo através dos sites da Internet das seguradoras, onde é possível encontrar alguma informação ou mesmo fazer uma simulação do seu caso.
Depois de ter reunido informação sobre as seguradoras, escolha aquelas que lhe parecem apresentar os melhores preços e entre em contacto com essas seguradoras. Procure saber quais as condições e promoções em vigor.
Tente renegociar com as seguradoras, para que consiga o preço mais baixo do prémio do seguro.
Depois de escolher a seguradora onde vai fazer o seu seguro automóvel, leia atentamente o contrato antes de o assinar. Tenha atenção às cláusulas com as letras mas pequenas. Sempre que tiver uma dúvida pergunte e confronte a seguradora.
Mais sobre o tema em “Tempos Complicados, Soluções Simples – Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro”, editado pela Oficina do Livro.
Sabia que…
- O preço do carro e a potência do mesmo têm influência no prémio do seguro.
- Pagar o prémio do seguro em vários meses pode sair-lhe mais caro do que pagar anualmente. Por essa razão, lembre-se que terá de ter esse dinheiro de parte todos os anos para pagar o seguro.
- Existem diferenças no prémio, ou seja, o valor que vai pagar pelo seguro, consoante a zona onde mora.
Para quem anda a pensar contratar um seguro automóvel ficam as dicas.
Acompanhe “As Dicas da Bá” também no Facebook. Clique aqui e faça “like” da página.
boas dicas
o unico que lamento é que nao se possa comprar seguros no estrangeiro, tanto mercado livre, tanto capitalismo e continua-se a proteger os nixos nacionais.
Andei a procurar o seguro automóvel mais barato para mim e apercebi-me da diferença que os fatores que adiantaste têm no preço final.
O problema é que não há uma regra e cada seguradora pondera-os de maneira diferente. Pra além de andarem sempre a alterar os cálculos.
Reparei que entre mim e o meu namorado (que mora longe) há muitas diferenças de preço nas várias companhias.
Na falta de um comparador de preços de seguros automóvel, como há em Inglaterra onde já vivi, o melhor é simular o automóvel nestas seguradoras. As sugestões vão sendo atualizadas, até porque para mim a melhor foi a iPronto e agora já nem é recomendada.
Vou começar um blog e espero vê-la por lá. Até aprendi HTML e pretendo falar de tudo o que me apetecer e ter um bocadinho do seu talento para dar tão boas dicas.