O Banco de Portugal divulgou alguns esclarecimentos para que não restem dúvidas:
1) A nova nota de 5 euros apenas entrará em circulação a partir do dia 2 de maio de 2013, em Portugal e nos restantes países da área do euro.
2) A nova nota de 5 euros será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e dos caixas automáticos.
3) Os cidadãos não precisam de trocar quaisquer notas. As atuais notas de cinco euros nunca perderão o seu valor.
4) A nova nota de 5 euros circulará ao mesmo tempo que a atual nota de 5 euros. Ou seja, os cidadãos poderão utilizar as duas notas de 5 euros.
5) Os cidadãos devem comunicar às autoridades os casos em que alguém se apresente para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária, pois trata-se certamente de uma tentativa de burla.
6) A nova nota de 5 euros faz parte de uma nova série de notas de euro, a série “Europa”. As novas notas de euro serão colocadas em circulação gradualmente, ao longo de vários anos, por ordem crescente de denominação. A data de introdução destas notas ainda não é conhecida.
Para quem queira mais informação pode consultar o site do Banco de Portugal ou o site sobre as novas notas (aqui).
Ficam aqui as dicas e os alertas.
Acompanha “As Dicas da Bá” também no Facebook. Clique aqui e faça ‘like’ da página.
Nova nota de 5 euros entra em circulação a 2 de Maio
A nova nota de 5 euros vai entrar em circulação no dia 2 de Maio. No entanto, não será preciso trocar as notas antigas. As duas notas vão conviver simultaneamente e as notas de 5 euros da primeira série vão sendo retiradas gradualmente.
É muito importante que tenham isto em atenção e que avisem os pais, avós, amigos, vizinhos e o máximo de pessoas possíveis para evitar burlas.
Esta segunda geração de notas de euro tem um reforço das medidas de segurança e incorpora novos e melhores elementos.
“A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca é o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente”, adiantou o Banco Central Europeu.