Está interessado em tirar um curso numa universidade de prestígio como Harvard ou Stanford sem gastar dinheiro? Então tem de conhecer o MOOC (Massive Open Online Course).
Para frequentar o curso apenas precisa de ter acesso a um computador com ligação à internet e algum tempo disponível para aprender. No final, se tiver aproveitamento, receberá um certificado, adianta um artigo do Dinheiro Vivo.
Existem várias opções. Uma das mais recentes é a plataforma Coursera,que oferece mais de 200 cursos de 33 universidades. Aqui pode escolher entre o curso de Criptografia, da Universidade de Stanford, de Investimento Computacional, no Instituto Georgia Tech, ou Princípios da Microeconomia, na Universidade da Pensilvânia.
Além destas, existem ainda plataformas como a EDX, criada pelo MIT e por Harvard, a funcionar de forma semelhante.
Em Espanha, foi lançada recentemente a UnedAberta promovida pela Universidade Nacional de Educação à Distância. Em apenas cinco dias, mais de oito mil alunos inscreveram-se nos curso. “São cursos projetados para estudantes e profissionais que querem mudar de setor ou continuar a aprender, e são completamente grátis”, explica Timothy Read, diretor da UNED Aberta, citado pelo Dinheiro Vivo, que calcula que as aulas impliquem um compromisso de entre duas a três horas semanais durante três meses.
O responsável da Udacity, outra plataforma de cursos online, acredita que o ensino gratuito online de qualidade poderá abalar o modelo tradicional das universidades e escolas de negócios pagas.
Assim que o mais pequeno cá de casa me deixar dormir, acho que vou aproveitar para faze uns cursos.
Fica a dica para quem esteja interessado num curso numa universidade de prestigio a custo zero.
Acompanhe “As Dicas da Bá” também no Facebook. Clique aqui e faça ‘like’ da página.