Se necessitasse de pedir dinheiro emprestado a quem recorreria? Foi esta a questão lançada pelo Observador Cetelem a alguns portugueses e a resposta foi diferente a norte e a sul.
A grande maioria dos inquiridos a norte (39%) opta por pedir ajuda aos amigos e família, a sul (55%) prefere fazê-lo junto da banca e no centro, as opiniões dividem-se entre a banca (35%) e amigos e família (25%).
Num ponto todos os portugueses são unânimes: pedir dinheiro emprestado a colegas de trabalho é sempre o último recurso. Apenas 0,3% manifestou essa necessidade, ainda que entre as mulheres esse valor chegue aos 4% e entre os indivíduos dos 35 aos 44 anos aos 5%.
A grande maioria dos portugueses prefere recorrer ao crédito da banca (39%), embora uma percentagem significativa (27%) o faça junto de amigos e família. Somente 3% pondera recorrer a sociedades financeiras especializadas, percentagem que no Porto se situa nos 6%.
O inquérito foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.
Concordam com estas conclusões do estudo?
Acompanhe “As Dicas da Bá” também no Facebook. Clique aqui e faça ‘like’ da página.