Homens deste mundo… acabaram-se as dúvidas sobre como a roupa deve cair no corpo, o comprimento do casaco ou das calças.
Aqui fica um verdadeiro guia de estilo marculino com as medidas correctas que a roupa deve ter.
Aqui nos blazers da coluna da esqueda é como está correcto, a do meio é o efeito de quando está pequeno e a coluna mais à direito é quando o número é grande. O mesmo se aplica às calças.
As mangas dos casacos são também um drama e, na maioria das vezes estão demasiado compridos e tapam a camisa. O ideal é o casaco ser o comprimento correcto nas mangas mas permitir que se veja um pouco da camisa (o equivalente a um dedo).
No que se refere ao comprimento do próprio casaco, blazer o ideal é a imagem mais à esquerda. A do meio é uma versão curta demais e da coluna da direita comprida.
O tamanho das calças é também um ponto de discussão, sobretudo porque são raros os homens que, num fato, têm o tamanho das calças correcto. As calças devem cobrir um pouco dos sapatos e, atrás, ficar a meio do sapato, como a imagem da esquerda. A do meio é curta. Não percebo homens que andam com as calças assim… parece que vão à caça do gambozino ou apanhar mexilhões (perdoem-me a graçola mas fica mesmo feio). Também a versão demasiado comprida não é bonita. Dá um ar desleixado e nada que o fazer de uma bainha não resolva.
A imagem seguinte mostra que o casaco deve ficar ajustado ao corpo, principalmente ao pescoço, sem folgas.
Aqui o problema, na maioria das vezes, é ter o número desajustado. Acontece quando engordam, ou começa a surgir uma barriguinha e tentam-se por no mesmo casaco (o mesmo acontece com as mulheres. Não é uma crítica aos homens, estou apenas a retratar o guia masculino, só isso). Nessa situação o que acontece é que se percebe que apenas tem um botão apertado não porque assim manda a “etiqueta de estilo” mas porque não aperta mais. E o botão fica com aquele ar de quem quer saltar “por favor, tirem-me daqui….vou explodir”.
Os casacos são para estar ajustados, e não justos em demasia. Não deve haver foles, ondas e arrepanhados. Devem sentir-se confortáveis e conseguir movimentar-se mesmo de casaco vestido. A técnica mais conhecida para ver se o casaco serve é vesti-lo, apertar os botões e depois cruzar os braços como se fosse dar um abraço a si próprio. Se não se conseguir abraçar ou ficar quase sem circulação sanguínea nos braços então é capaz de estar apertado 🙂
E pronto, ficam aqui algumas dicas de estilo masculino e como a roupa deve ficar no corpo. Se precisarem de mais dicas avisem. É que além de jornalista e especialista em finanças pessoais e muito mais (tenho de fazer um post sobre os meus 7 ofícios), tenho formação em consultoria de imagem.
Espero ter ajudado com esta informação.