Aqui está o texto que tanto aguardavam. Vou deixar-vos aqui o verdadeiro teste comparativo entre a Cuisine Companion, da Moulinex, e a Bimby.
Para começar, como sempre, a minha declaração: Eu tenho uma Bimby! A minha querida Bimby mora comigo há 4 anos e somos muito felizes. Já faz parte da família e não me imagino sem a minha querida amiga. Costumo dizer que cá em casa a família são 4 mais a Bimby 🙂
Para quem leu o teste compativo que fiz há cerca de um ano com a máquina do Continente – Yämmi – sabe que sou uma utilizadora frequente da minha Bimby. (Podem ler aqui Yämmi vs Bimby e também o teste comparativo Chef Express vs Bimby)
Pois bem, estive no lançamento da Cuisine Companion há uns meses e, do que tive oportunidade de ver, na altura, surpreeendeu-me bastante. A verdade é que, aqui entre nós, desde que conheço a Bimby tudo o que tem surgido parece não ser suficientemente bom. Está bem que a Bimby é cara, ninguém o nega, mas compensa o investimento, na minha óptica (que antes de a ter era completamente céptica e achava que era para quem não sabia cozinhar) e é um robot de cozinha funcional, bem pensado e construído.
Mas continuando… saí da apresentação bastante surpreeendida. Ainda assim tinha de experimentar. A Cuisine Companion veio fazer uma visita de 15 dias ao lar da Bá 🙂 (A Bimby ficou meio ciumenta). Pu-las lado a lado e disse para a Cuisine Companion: “Querida CC, tens a fasquia muito alta. Sei que vens de uma marca que tem uma longa tradição na cozinha (eu tenho uma batedeira e espremedor de sumo da Moulinex a funcionar, e que uso, com mais de 30 anos)… agora mostra o que vales!”
E assim foi. Durante 15 dias as duas conviveram lado a lado. Ele foram sopas, pratos principais, sobremesas, molhos, acompanhamentos…tudo o que faço habitualmente cá em casa.
Há semelhanças mas há também diferenças claras. Como sempre, vou organizar por tópicos.
Teste comparativo:
Lâminas – A Cuisine Companion tem duas lâminas: lâmina picadora, lâmina para triturar; a Bimby tem apenas uma lâmina. Para quem tem Bimby esta é, de facto uma grande vantagem. A mesma lâmina é utilizada para todas as ocasiões sem necessidade de trocar. No caso da Cuisine Companion, por vezes, é necessário mudar a lâmina. No entanto, ao contrário do que pensava, é muito fácil. Como as peças são de encaixe (não é necessário desmontar o copo, como na Bimby, para se retirar a lâmina) a troca não dá trabalho, nem causa incómodo.
Acessórios para bater – A Cuisine Companion tem um acessório batedor e um acessório misturador; a Bimby tem apenas um acessório batedor, conhecido como “borboleta”. Nesta caso, o acessório misturador na máquina da Moulinex serve para fazer o que a lâmina da Bimby faz na função de espiga ou colher invertida. Aqui, a vantagem é para a Bimby pela questão prática de não ter de mudar para o acessório misturador.
Balança – A Cuisine Companion não tem balança incorporada mas traz à parte uma balança digital; a Bimby tem balança incorporada. Quando se está a seguir uma receita, sobretudo bolos, dá muito jeito ir pesando à medida que vamos fazendo. Basta carregarmos no símbolo e ela fica a zero para medir novamente e colocarmos novo ingrediente. Assim não tenho de sujar um recipiente à parte só para medir. Quem tem a Cuisine Companion terá de retirar a taça e colocar em cima da balança.
Capacidade da taça/copo de mistura– A Cuisine Companion tem uma capacidade de taça de 4,5 litros, ainda que o recomendável seja 2,5 litros; a Bimby tem uma capacidade de 2 litros. A verdade é que, algumas vezes, excedi os 2,5 litros na Cuisine Companion, sobretudo para fazer sopas, e portou-se bem. Mesmo que, em termos úteis, 0,5 litros possa parecer pouco, a verdade é para quem cozinha com frequência faz toda a diferença. Para mim, este é um ponto positivo da Cuisine Companion em relação à Bimby.
Copo medidor – A Cuisine Companion não tem copo medidor, tem antes uma tampa de vapor, patenteada, em que é possível ajustar a quantidade de vapor que queremos que saia; a Bimby tem um copo medidor, que dá bastante jeito para medir, como o nome indica mas a tapa, como não fecha, a temperaturas elevadas o copo salta. Eu sei que não é suposto fechar, caso contrário a pressão levaria a que rebentasse, e serve mesmo a libertar a pressão. Mas, neste caso, gostei mais do sistema da Cuisine Companion. Parece-me inclusivamente mais seguro e não há cá salpicos quando estou a triturar a sopa que está a 100 graus.
Cozinhar a vapor– A Cuisine Companion vem com um cesto para cozinhar a vapor dentro da própria máquina; a Bimby tem uma Varoma, que é um acessório que se coloca por cima da tampa tradicional (sem o copo medidor, ou seja, o bocal aberto para sair o vapor, e coloca-se os tabuleiros em cima. Aqui o sistema da Cuisine Companion é melhor e mais prático. Muitas vezes não cozinho a vapor na Bimby pela trabalheira que dá montar todos os acessório que compõe a varoma, além de que confesso que, como já tinha dito num comparativo anterior, a distribuição do vapor através da Varoma não me parece muito eficaz.
Ajuste de temperatura – A Cuisine Companion permite um ajustamento da temperatura com um intervalo de 5 graus a partir dos 30º; a Bimby salta em diferentes temperaturas e a mais baixa começa nos 37º (37º, 50º, 60º, 70º, 80º, 90º e 100º). Aqui a vantagem da Cuisine Companion é enorme. Tal como foi referido na apresentação a que assisti feita por uma Chef de cozinha, por vezes, alguns cozinhados exigem temperaturas muito específicas e a precisão de poder ajustar de 5 em 5 graus é claramente uma vantagem.
Temperatura máxima – A Cuisine Companion tem uma temperatura máxima de 120º; a Bimby tem uma temperatura máxima de 100º. A Cuisine Companion é melhor neste ponto. Permitindo cozinhar a uma temperatura maior é possível chegar a um ponto caramelo ou mesmo fazer melhores refogados. Por exemplo, muitas vezes dou por mim em alguns cozinhados a terminar a comida no tacho para conseguir reduzir o molho porque parece que na Bimby a água é difícil de evaporar e os molhos saem um pouco “águados”.
Velocidade – A Cuisine Companion tem 12 velocidades, o pulse e o turbo; a Bimby tem 10 velocidades e o turbo. Aqui, em termos práticos, a performance é praticamente idêntica. Até porque as primeira duas velocidades da Cuisine Companion servem praticamente para misturar. Aliás, mesmo com a lâmina se cozinhar na velocidade 1 ou 2 é possível fazer a função de misturar. Diria que a velocidade 12 da Cuisine Companion equivale à 10 da Bimby. O Turbo é idêntico nas duas. O Pulse acaba por ser um turbo com cadência, ou seja, como um pulsar.
Tampa– A Cuisine Companion tem uma tampa transparente que permite ir vendo os cozinhados; a Bimby tem uma tampa opaca e só é possível espreitar pelo bocal, retirando o copo. Também aqui a solução encontrada pela Moulinex para a Cuisine Companion parece-me mais prática.
Função espiga – A Cuisine Companion não dispõe da função espiga. Para cumprir essa função tem de se colocar o acessório misturador; a Bimby tem esta função sobretudo para massas de fazer pão e não só. Esta é de facto uma função muito útil. Para quem queira, por exemplo, fazer uma massa de rissóis nota que na Bimby fica um bolinha direitinha. Na Cuisine Companion também fica, mas tem de se colocar o acessório.
Colher invertida – A Cuisine Companion não tem esta função; a Bimby dispõe desta função e é o que lhe permite ter apenas uma lâmina. Para cozinhar, e quem está habituado, é bastante útil. Aqui, uma vez mais, na Cuisine Companion tem de se colocar um acessório misturador.
Programas automáticos – A Cuisine Companion tem seis programas automáticos (molhos, sopas, cozedura lenta, vapor, massas e sobremesas) que permitem um acesso direto apenas com um clique, sem necessidade de definir tempo, temperatura ou velocidade. Já está tudo pré-programado; a Bimby não dispõe desta funcionalidade. A função de programa automático é muito útil sobretudo para aqueles cozinhados que fazemos habitualmente. Além disso, mesmo estando pré-programado, é possível ajustar se quisermos mais temperatura ou tempo. Para mim foi muito útil para fazer sopas para os miúdos. Foi só colocar os ingredientes e clicar no programa sopa. Automaticamente ele escolhe a temperatura, tempo e velocidade.
Estabilidade – A Cuisine Companion é muito estável. Praticamente, não treme, não abana, mesmo na velocidade 12; a Bimby é um pouco instável, sobretudo quando estamos numa velocidade muito elevada. E mesmo que eu avance gradualmente, a minha Bimby treme cá de uma maneira que (tal como já tinha dito), por vezes tive receio de ter de a ir buscar ao vizinho.
Ruído– A Cuisine Companion é super silenciosa; a Bimby é bastante barulhenta. O ruído é uma enorme diferença. O meu melhor barómetro é o meu filho mais novo. Fiz a experiência com ambas. Na velocidade 12 da Cuisine Companion o som parece equivaler a uma velocidade 4 na Bimby. O meu filho nem estranhou e continuou a brincar. Já quando pomos a Bimby na velocidade 10 tenho de o tirar da cozinha porque ele assusta-se e desata num berreiro. Aqui o filho dá a pontuação máxima à Cuisine Companion.
Acessórios – A Cuisine Companion vem com: cesto para cozinhar, espátula, lâmina trituradora, lâmina picadora, acessório batedor, acessório misturador, balança e livro de receitas; a Bimby vem com: cesto para cozinhar, acessórios da Varoma, acessório misturador (borboleta) espátula, copo de medição e livro de receitas.
Preço – A Cuisine Companion custa 699 euros; a Bimby 966 euros.
E pronto, em traços gerais são estas as principais diferenças. Como podem ver há prós e contras tanto para a Cuisine Companion como para a Bimby.
Em termos de materiais a qualidade é idêntica, assim como a construção e solidez das máquinas são ambas boas.
E agora querem a minha opinião? Nem eu queria acreditar. Se eu não tivesse Bimby (ai que a minha amiga vai ficar sentida), se fosse hoje, depois de avaliar tudo… eu comprava a Cuisine Companion da Moulinex. Cá em casa ficámos rendidos (o que nunca pensei, tendo eu a Bimby como “fasquia”). Esta é a minha análise, da minha experiência com as duas máquinas.
O que procurei, como sempre, foi ser o mais detalhada possível em todos os pormenores que encontrei e que me pareceram relevantes. Espero ter-vos ajudado e, já agora, se houver por aí fãs da Cuisine Companion e da Bimby partilhem também as vossas dicas, sugestões e experiências.
Tenho uma Bimbi há 5 anos. Depois dos vossos comentários comprei agora (398 € ver Kuantokusta) uma Companion e fiquei deslumbrado. Quando comparadas, só encontrei vantagens nesta. A balança? Comprei uma pequena balança digital de cozinha até 5 Kg com função tara, por 15 €. Para quê outro recipiente? Coloca o copo da CC na balança ao lado e faz o mesmo que, se fosse integrada. Vantagem: Em caso de avaria improvável, deite fora (para reciclagem) gaste mais 15€. Já imaginou quanto gastaria, se a balança fosse integrada?
Beijinhos
boa tarde
obrigada pela comparação, já me decidi pela moulinex… agora estou indecisa relativamente à antiga ou à nova com ligação ao telemóvel…não sei se me compensa a nova visto que as poucas rceitas que podem ser conectáveis são as da aplicação… mas por outro lado a antiga já tem muitos anos não sei qual delas comprar. O que sugere?
Agradeço a comparação. Foi-me extremamente útil.
Tenho a Bimby, já velhinha. A maior parte das funções já estão avariadas. Nomeadamente a balança, que foi a primeira a avariar. Enfim, graças às suas impressões, já decidi.
Obrigada, e um bom dia!
Olá Bá,
É possível adaptar receitas Bimby à panela CC? Senão onde conseguir encontrar mais receitas CC, por favor?…Obrigada, beijinho. Maria Machado.
Cusine companion ou chef Express?
Boas, adorei ler o seu post, uma execelente comparação entre ambas as máquinas, tambem sou adepta da CiCi e é isso mesmo que escreveu, tenho pena , mas lá se foi a minha Bimby(paz á alinha dela) nem o modelo mais recente da Bimby me convence, a Cici iria ganhar em muito se lancarem mais acessórios, que eu conheça só vi um, está em novidade na marca, discos raladores (3) o que me parece ser uma mais valia p’rá Cici, e lançem mais coisinhas que nós agradecemos.
Bem haja Bá
Boas festas 🙂
Não me lembro exatamente do preço, mas na worten está neste momento em promoção
Obrigad, pela comparação objectiva dos dois robots, estava muito indecisa, pois para mim não é uma questão de tempo mas sim de preguiça pura e simples… pois estou aposentada e não quero passar os dias a cozinhar para 3/5 pessoas, andei a ver as ditas máquinas e fiquei indecisa, pois a bimby tem fama mas achei muito cara para amenizar trabalho, mas não sabia nada da moulinex como multifunções culinárias. Por isso adorei este esclarecimento. Um abraço e bons petiscos.
Boa tarde!
Alguem sabe o preço da CC, mais em conta em lojas fisicas?
MUITO OBRIGADA PELAS COMPARAÇÕES, DE GRANDE AJUDA PARA QUEM ESTÁ INDECISO. MELHOR QUE OS TESTES DA PROTESTE.
olá quanto á questão da precisão , a maquina da moulinex consegue ser tão precisa como a bimby ( ex limonadas , sumo tipo2compal”, reduzir grão ou feijão a farinha) ?
Muito bom teste! Obrigado.
Olá Bá,
Excelente post, muito obrigada pela imparcialidade.
Estava indecisa e de facto o valor da Bimby era muito alto para mim e com este post consegui decidir-me a comprar uma CC, sem qualquer dúvida. Acho que vou ficar bem servida.
Foi o post mais completo e imparcial que encontrei na pesquisa que fiz e por isso agradeço muito o tempo que tirou para o fazer!
Bem-Haja!
🙂
Gostaria de saber se a Chef Cuisine faz bebida de soja, aveia e de arroz?
Olá,
Alguém conhece a SUPERCOOK SC110? Têm alguma opinião? Obrigada.
Daniela
Olá… hj dia 22-06-2015, a cc está por 499 euros na worten… Já tenho a minha… estou ansioso para ver o que isto vai dar, até porque quero tentar compreender a maquina e tentar fazer as minhas próprias receitas… mais saudáveis… ou pelo menos tentar. Este post foi decisivo para eu comprar a minha… obg
Olá Bá
Fiquei com uma dúvida. A CC também dá para cozinhar tudo ao mesmo tempo nessa coisa de vapor?
Conheço uma pessoa que numa demonstração da Bimby Fe uma refeição inteira (frango, arroz e vegetais) tudo na mesma cozedura. É possível?
Obrig!
Ba,
Gostaria de lhe fazer mais algumas perguntas, a função do espigão bem como a função da colher invertida, difere muito de uma maquina para outro( mouliex cc ou a bimby).
Sei que o continente melhorou a yammi em comparação a 3 para si entre qualidade preço qual a melhor.
bjs
Boa tarde Ba,
Antes de mais quero agradecer por toda a informação foi me bastante útil.
sou uma jovem típica do seculo XXI ou seja não sei cozinhar estou tentada a comprar um rob de cozinha, apenas tenho um receio gastar 600euros na cc , porque na bimby esta fora de questão visto as duas terem funcionalidades muitos semelhantes , prefiro o mais barato
A minha grande questão é , vou utilizar realmente o rob, e pratico, irei demorar menos tempo, em termos de gasto de eletricidade ira ser dispendioso?
Será que me poderá responder a estas questões.
Obrigada aguardo resposta bj
Olá Andreia,
Na altura em que experimentei a CC cozinhei o mesmo que costumo cozinhar na bimby. Não senti que tivesse de fazer ajustes. Mas algumas receitas se calhar necessitam. Apenas referi ao que experimentei.
Ainda não tive oportunidade de experimentar a nova Bimby mas gostava muito. Claro que se experimentar irei escrever aqui no blog.
Um beijinho,
Bá
Olá, pretendo comprar um robot de cozinha e na minha buscar por informação acabei por encontrar o seu blog; li os seus posts e fiquei apostada em comprar a CC 🙂
Certamente usou as suas receitas da Bimby na CC; fez algum ajuste à velocidade ou às quantidades?
Estou curiosa com a sua análise à nova Bimby; vai experimentá-la?
Obrigada
Olá Sara,
Obrigada pelas suas dicas.
Um beijinho,
Bá
De nada Tânia.
Um beijinho,
Bá
Olá Mónica,
Sim, é possível.
Obrigada.
Bá
Olá Joana,
O Robot Cookeo não conheço.
Bjs
Bá
Boa tarde, uisine-companion-hf800a13-1301666114370.h tml?utm_source=kuantokusta e correu tudo bem. Inclusive fiz uma extensão de garantia para 5 anos, que cobre qualquer avaria durante esse período, e mesmo assim ficou 500€ mais barata do que a nova Bimby.
Em primeiro lugar adorei este post! Foi com base nele que optei pela CC em vez de uma Bimby do modelo que apresenta (em 2ª mão, pois comprar uma nova estava fora de questão) e não estou nada arrependida!
Deixe-me só acrescentar que a Moulinex oferece uma balança digital e um livro extra de receitas para quem se registar no site e enviar por correio o código de barras que vem na caixa, juntamente com um formulário preenchido. Além disso, recebe-se a newsletter com novas receitas.
Não considero que a balança incorporada seja grande vantagem sinceramente, pois é algo que avaria muito facilmente (ainda para mais dada a instabilidade da Bimby), e também só se suja um recipiente qualquer para fazer as pesagens.
Quando ao ruído, conheço amigas com Bimby e quando está a trabalhar, parece que a casa está em obras! É realmente muito barulhenta, ao contrário da CC, que nem se dá por ela!
Quanto ao preço, é possível comprá-la muito mais barata do que nas lojas mais “conhecidas”, eu comprei aqui: http://www.mhr.pt/74236-robot-moulinex-c
A diferença compensa MUITO na minha opinião, 500€ é muito dinheiro!
Obrigada pelo bom post.
Boa tarde! Eu antes de adquirir a Cici, tive a demonstração da bimby 5ª geração. Fique fascinada com o que a bimby fazia e a rapidez com que fazia as coisas. Falei com o marido e ele achou cara e que no mercado havia robots similares. Andámos a fazer pesquisa e acabámos por optar pela Cici. Não estou nada arrependida por não ter comprado a nova bimby. A Cici faz tudo o que a bimby faz, continua a ser mais silenciosa que a bimby e a única diferença que existe (do meu ponto de vista, claro!) é não ter a balança incorporada, mas que para mim não faz diferença.
Adoro e estou super contente pela aquisição!
Boa tarde, eu ainda não tenho nenhum robot de cozinha, mas ando a pensar adquirir um. No entanto, com tanta oferta e informação estou muito indecisa. Eu sei q na bimby é possível fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo. Será q na cuisine companion também é possível? Obrigada pela informação.
ola Bá,
Muito obrigada pela fantastica explicação e descrição do robot, fiquei completamente esclarecida (eu estava CHEIA de duvidas), ja agora será que me consegues dizer qual a diferenca entre a cusine companion e o robot cookeo tambem da moulinex?
Obrigada 🙂
Muito obrigada pela informação
já ouviste falar nesta http://www.supercook.me/pt/supercook/art icles/sc110/
Bom dia,
Poderia facultar o contacto da loja que fala em Alcobaça?
Já agora nos cozinhados do dia à dia não acha que o recipiente de cozinhar a vapor faz falta?
Vi alguns comentários que a moullinex irá lançar um, mas num email que enviei responderam me que para já não esta previsto.
É que tirando esse pormenor acho o Robot de cozinha excelente.
Olá Lili,
Experimentei fazer sumos, sopas, sobremesas de fruta, além de pratos principais e correu bem a experiência.
Obrigada.
Um beijinho,
Bá
Boa tarde,
Estive a ler o seu post pois estou a considerar comprar a Moulinex CC. Achei a informação muito útil! Só gostaria de perguntar-lhe se chegou a experimentar fazer sumos naturais na CC (tipo sumo de cenoura, maça,etc.) pois é uma das coisas que me interessa muito. Tenho um bebé e quero adquirir uma máquina que me vai ajudar na preparação de papas, etc, assim como fazer sumos…
Obrigada
Olá malta 🙂
Segue um link para quem estava como eu a espera de uma promoção boa para comprar o cuisine companion 🙂
https://www.worten.pt/inicio/campanhas/m ega-24/maqs-cozinha-m24/robot-cuisine-mo ulinex-companion.html
Beijinhos e bons cozinhados 😛
Olá Sofia,
Ainda não tive oportunidade de experimentar a nova Bimby. Estou muito curiosa. Se conseguir experimentar irei certamente fazer um post no blog 🙂
Bjs
Bá
boa tarde estive a ler a comparação, e realmente eu estou mt indecisa entre a moulinex e a bimby, o preço de facto é mt a diferença, gostaria era de saber a sua opinião entre a nova bimby e a moulinex, obrigado pelo seu esclarecimento
Olá Cici,
Estou mesmo curiosa para experimentar a nova Bimby. Nestas coisas só mesmo experimentando 🙂
Uma vez mais obrigada pelas dicas.
Bjs
Bá
Olá Ba,
Obtive esse preço numa loja de particulares de venda de electrodomésticos em Alcobaça. Em primeiro lugar quero informar que conheço o dono e de forma a poder negociar com ele mostrei lhe os preços que encontrei nesse site http://www.kuantokusta.pt/electrodomesti cos/Pequenos-Electrodomesticos-de-Cozinh a/Robots-de-Cozinha/Moulinex-Cuisine-Com panion-Hf800a13-p-4-187084#stores. Ele ficou de me dar preço e disse que conseguia vender a cuisine companion por 575 euros, mas como pode verificar através do link, existem mais loja que vendem esse robot por um preço ainda mais baixo. Outra hipótese será esperar pelos fins de semana sem IVA da worten ou da Rádio Comercial e 699/1,23=568,29 euros. Neste caso o preço fica em quase metade do novo preço da Bimby.
De fato as novidades que a Bimby tráz está mais na parte tecnologica, ou seja as receitas vêm num espécie de pen que se liga à máquina e conseguimos visualizar a receita no ecrã e todos os passos são expostos à medida que efetuamos os passos da receita. Em termos de quantidade o copo é ligeiramente maior (eu pessoalmente como não tenho a bimby antiga não notei grande diferença entre esta apresentação e a outra em termos de quantidades). Penso que outra mais valia é a aplicação que uma pessoa pode ter no seu smartphone e extrair das receitas uma lista de compras com os ingredientes necessários para a receita selacionada (apenas estou a falar daquilo que andei a pesquisar no site da bimby).
Agora como nunca assisti a nenhuma demonstração da cuisine companion não sei se a parte tecnologica que a bimby apresenta realmente vale os 520 euros (1095-575) de diferença de preço.
Penso que irei aguardar mais uns tempos antes de fazer esse investimento.
Beijinhos,
Cici
Olá Cici,
Muito obrigada pelas suas palavras.
De facto já ouvi falar (e vi um vídeo da nova Bimby). Realmente parece óptima. Ainda não tive oportunidade de ver ao vivo nem de experimentar. Não lhe consigo garantir que conseguirei fazer o teste comparativo porque irá depender da disponibilidade da marca para experimentar.
Não sabia que a Cuisine Companion já era vendida por 575 euros. Já agora, onde encontrou por esse preço?
Bjs
Bá
Olá bom dia,
Já anda há algum tempo para comprar um robot de cozinha e quero agradecer o seu blog pois tem me esclarecido bastante. Tive este fim de semana uma demonstração da nova Bimby e quero dizer que realmente aquilo é um espetáculo mas o preço é de fato muito elevado. Gostaria de saber se irá fazer uma comparação entre a nova Bimby e a Cuisine Companion pois estamos a falar de 1095 euros para 575 euros (sei que o preço recomendado é de 699 euros mas sei que algumas loja já vendem por 575 euros). Queria saber se realmente em termos comparativos se as vantagens da nova Bimby valem de fato essa diferença de preço.
Obrigada e desde já parabéns pelo blog.
Cici
Olá Catarina,
Já estive a espreitar o link que deixou e estou de boca aberta.
Estou consigo, acho que deviam promover uma campanha de troca 🙂
Quero muito experimentar a nova Bimby 🙂
Obrigada pela dica.
Bjs
Bá
Olá Anocas81,
Não sabia que iam lançar um cesto tipo Varoma para a “Cici”.
Obrigada pela informação 🙂
Bjs
Bá
Boa tarde, Zw
devo dizer que tenho uma bimby e que achei este post muito interessante e completo.
Realmente a cousine companion apresenta alguns pormenores interessantes, mas entretanto descobri isto:
https://www.youtube.com/watch?v=32z57eS-T
parece que a vorwerk não anda a dormir e já tem uma versão melhorada! Deviam era fazer uma campanha de troca! A “velha” pela nova digital!
Adorei o seu post e concordo com tudo o que diz! Eu também estava na dúvida se comprava a Bimby e a Cuisine Companion (que nós já apelidamos cá em casa de Cici) até que me informei com uma amiga que já tinha a da Moulinex e fiquei rendida. Para mim que tenho 2 filhos é o robot ideal porque tem uma taça muito maior e permite-me cozinhar a dobrar! A Bimby para mim é muito limitada nesse aspecto e não é tão prática por isso…. também já li na internet que vão lançar um cesto tipo Varoma para a Cici o que faz com que para mim se torne ainda mais competitiva vs a Bimby. De resto não sinto falta nenhuma da balança incorporada e penso não faz sentido nenhum dar mais 300€ só por caausa de uma balança! Resumindo estou muito satisfeita com a Moulinex e recomendo como compra inteligente!
Olá Carla,
Obrigada pelas maravilhosas dicas e novidades 🙂
Bjs
Bá
Olá!
Gostei muito do post. Informativo e imparcial. Concordo com tudo.
Sempre achei supérfluas estas máquinas, quando se tem robôs completos (como o da Kenwood).
Estas máquinas implicam uma grande adaptação e há muita coisa q não fazem: mandolina (fatiar, ralar, etc.), centrifugadora (é preciso coár os sumos), etc.
Os “outros” robôs completos fazem isso tudo: mandolina, espremedor, centrifugador, processador de alimentos, liquidificador, …
Mesmo em termos de cocção, acaba-se por ter de se usar os tachos na mesma, além de não compensar em termos de tempo de confecção.
Mas não deixam de ser um “brinquedo” engraçado.
Ofereceram-me a CiCi e comparando com o meu robô q não cozinha encontrei vantagens pelas temperaturas: quando quero fermentar massas, derreter chocolate, fazer pontos de açúcar.
Os “homes” da casa gostam especialmente de não ter de picar os legumes e, literalmente, mandar tudo lá para dentro e deixar a cozinhar.
Em relação à Bimby, acho q realmente a única desvantagem é ter de se trocar de acessório. E parece-me q a lâmina da Bimby é mais robusta e resistente.
A balança incorporada obriga a adaptação das nossas receitas e quando avaria, vai a máquina inteira para arranjar.
Concordo com tudo o resto do post, apenas nas sopas gostava de referir q se pode encher de “sólidos” até a marca dos 4,5l. Depois de moêr e finalizar o programa pode-se acrescentar água e fica-se com cerca de 5l de sopa! Aliás, o cesto de vapor interno permite usar o programa de “sopa em creme” e depois juntar os legumes por triturar q foram cozidos no cesto ao mesmo tempo.
A Moulinex também vai lançar um cesto externo de vapor para se poder cozinhar em camadas e provavelmente um saco de transporte.
Quanto ao preço, quem não precisar de pagar em prestações, há muitas lojas a vender a cerca de 545€!
CN