Pais e filhos são convidados a participar num jogo educacional. Quando chegam a uma sala pais e filhos sentam-se a olhar para um ecrã mas estão separados por uma espécie de biombo. Nem os pais conseguem ver o que os filhos estão a fazer, nem o inverso.
Ambos têm de imitar as imagens que aparecem na tela. E o que aparece? Pessoas a fazerem caretas. Crianças e adultos tentam fazer o seu melhor numa tentativa e parecem mais fiéis ao original.
Tudo corre bem até ao 1m08s do vídeo. Um dos lados do biombo bloqueia. O lado dos adultos. As crianças prosseguem normalmente. Os olhos das crianças continuar a ver bem. O dos adultos não.
Quando vi este vídeo lembrei-me de uma passagem de um dos meus livros preferidos. Um livro que li em criança, na adolescência, já em idade adulta e que vou revisitar quando perco os meus olhos de criança. O livro é o Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry.
A passagem que me fez recordar foi: “Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Vejam o vídeo e, já agora, nunca percam os olhos de criança.
Fica a dica!