Já alguma vez ouviram falar no Insanity Workout? Trata-se de um programa de treinos que combina um conjunto de exercícios funcionais, de força e resistência, onde simplesmente é utilizado o nosso corpo. Nada mais.
Este conjunto de exercícios permitem que possamos fazer o programa em casa bastando seguir o que o personal trainer Shaun T. nos diz. São 60 dias no total. Há aula todos os dias e descansa-se uma vez por semana. Seguindo o plano, e dando o nosso máximo, prometem resultados excelentes. Eu já tinha feito umas aulas uma vez e começava a sentir umas diferenças. Conheço também outras pessoas que fizeram e realmente ficaram bem.
Pois bem, aqui a vossa amiga depois de um par de bons meses sem se mexer. Muitas horas sentadas pediam que voltasse a fazer qualquer coisa (algumas delas nas cadeiras mega desconfortáveis do parlamento a ouvir infindáveis comissões de inquérito do BES). Afinal, a comissão já acabou e não havia desculpas. Posso não ter tempo para ir ao ginásio mas em casa tenho de arranjar qualquer coisa como 40 minutos a 1 hora para as aulas do Shaun T.
Pedi ao meu querido marido que colocasse os vídeos no meu computador e tracei o dia em que ía voltar ao exercício. Fui buscar o mini colchão já empoeirado e pus na sala. Trouxe a garrafa de água e uma toalha porque já sei que isto faz suar que não é brincadeira. Só me faltavam as pinturas na cara para parecer o Rambo numa nova missão especial.
E assim, na segunda-feira da semana passada, lancei-me aos exercícios. O primeiro vídeo é menor porque é quase um teste de avaliação física. Ao final de 5 minutos percebi a minha má forma física. Já estava, literalmente, com os bofes de fora e a suar em bica. “Raio do Shaun T. que dá cabo de mim”. No final, tirando o facto de já quase querer deitar fora o que tinha comido, tudo indicava que estava no bom caminho. Indicava, sim… leram bem.
No dia seguinte é que foram elas. As dores nas costas começavam a acusar (e imaginar que não tinha feito nenhum exercício lombar específico). Mas estava decidida em avançar para a segunda aula. E lá fui eu. Reuni a parafernália toda na sala. E depois da pequenada adormecer lancei-me na tropa (sim, é como me sinto). No segundo dia o tempo total é mais longo, e o raio do Shaun T. e sus muxaxos deram mesmo cabo de mim. A zona lombar voltou a acusar. O facto de eu ser um pouco bruta e querer dar o máximo dos máximos se calhar não ajuda, sobretudo para quem não se mexia há meses.
O pior foi o dia seguinte. Oh meus amigos… eu quase que não me mexia de dores. Parecia que tinha levado uma tareia com um pau. Mal entrei no trabalho estranharam logo a maneira de andar. Tive de andar a alongar durante o dia mesmo na secretária.
Mas achava eu que parar era pior. Isto se continuar acaba por passar. Pois enganem-se. Ao terceiro dia de exercício as costas gritavam para que parar. Basicamente o facto de ter hiperlordose cervical não ajuda. Claro que eu devo reforçar ao máximo os músculos da zona lombar. O pior mesmo é parar de fazer exerício. Mas ao terceiro dia senti que se continuasse ia lesionar-me. Parei os exercícios a meio e acabei a noite a pôr Voltaren. Mas quem é que disse que aquilo faz bem? Quer dizer, até faz mas acho que vou ter de começar por outro lado. Vítor, meu querido PT, se me estás a ler eu sei que a culpa é por ter parado de fazer exercício. Mas a culpa é das comissões de inquérito.
Agora que já me sinto recuperada das costas estava decidida a voltar a correr (desde que o tempo ajude – que tempo é este?! – e os joelhos deixem). Sim, sim, eu sei que estou toda quinada. Mas foram muitos anos de competição e há mazelas antigas. Tenho de começar por algum lado. Até porque na alimentação já iniciei a mudança e está a resultar. Mas isso fica para um outro post 😉
Não estou a dizer que não façam Insanity ou outros tipo de exercícios. Mas tenham alguma moderação e oiçam o vosso corpo para evitarem lesões.
Fica a dica!
Olá. Gostava de saber onde arranjou os dvd do insanity. É que há cerca de um ano, eu comecei a fazer e tinha um site onde tinha os vídeos, mas entretanto ficou indisponível. Eu queria comprá-los até, mas não encontro em lado nenhum. Pode ajudar-me? Obrigada. Cecília
O melhor é que são apenas 30 m (a contar com os alongamentos finais) e depois estamos livres para os nossos filhos, familia ou trabalho.
Bjs.
Olá Isabel,
Já estou convencida. Vou ver se arranjo os vídeos 🙂
Obrigada.
Bjs
Bá
Eu tenho hiperlordose e estava completamente sedentária e consigo fazer este programa, porque tem lá uma menina, a Tânia, que faz uma versão mais soft e sempre que não conseguires acompanhar podes seguir o que ela faz. Eu estou a adorar.
Beijinhos
Isabel Silva
Olá Isabel,
Já várias pessoas me falaram desse T25. Se o Insanity me deixou assim nem quero imaginar o T25. MEDO! 🙂
Eu comecei com o Focus T25, em que são 25m diários também do Shaun T e fico toda partidinha e acho que nunca tinha suado tanto na vida, pode experimentar este e ver se é diferente do Insanity.
Isabel Silva
Nunca fui dada a exercício físico, mas com a isistencia de uma amiga acabei por me render e fui com ela a umas aulas bem divertidas. Confesso que me fazia bem ao corpo e especialmente à mente. Depois de umas duas semanas em que já não dsentia tantas dores no corpinho(sim porque estar anos parada só dificulta) eis que me parece uma dor num dos joelhos. Aquela dor não me deixava andar normalmente, mas achei que passava e continuei, 4 aulas depois decidi que tinha de parar. Queria saber se com descanso a coisa ia ao sitio. Parei durante 1 mês e estive sem dores, regressei novamente e as dores voltaram. Acabei por desistir com muita pena minha.
Parece que uma queda que tinha dado no trabalho em que bati no joelho no chão acabou por me limitar esta atividade.
Ah quanto à comissão do BES…estou curiosa no que vai dar este caso.
Boa semana
Também faço o Insanity, mas num ginásio em Alcabideche. É realmente o exercício mais completo que fiz até hoje, e com os melhores resultados! : https://www.facebook.com/InsaneFitness.P T?fref=ts