No início do ano dei-vos a conhecer o “Desafio das 52 Semanas” e convidei, quem quisesse, a juntar-se a mim e tentar poupar mais de 1300 euros num ano.
O post que escrevi aqui, na altura, foi uma verdadeira loucura com imensas pessoas a aderirem e a desafiarem outros amigos e familiares.
Como funciona?
Há 52 semanas num ano e por cada semana poupamos o correspondente a essa semana em euros. Assim sendo, na 1ª semana poupamos 1 euro, na 2ª semana poupamos 2 euros, e assim consecutivamente até à 52ª semana em que, nessa semana, poupamos 52 euros. Tudo somado e, no final do ano, terão colocado de lado 1.378 euros.
Pois bem, eu aqui por casa optei por fazer o desafio mas ao contrário. Ou seja, na primeira semana começo a poupar 52 euros, na segunda poupo 51 euros e assim consecutivamente. Na última semana (a 52ª) apenas tenho de colocar de parte 1 euro. Para mim eu acho que funciona melhor assim, porque no início estou mais motivada e assim o esforço vai diminuindo e custa menos do que ser em crescente. É uma questão de gosto.
Para as pessoas que não têm possibilidade de fazer o Desafio das 52 Semanas com 1 euro, podem sempre ajustar, como já tinha escrito aqui, e começar, por exemplo, com 0,50 euros. Depois passar para 1 euro, a seguir 1,5 euros. Assim, quando chegarem ao final do ano terão de parte 689 euros.
O importante aqui é o desafio de colocar de parte, todas as semanas, um valor para a poupança e definir o objetivo para esse dinheiro. Por aqui, continuo firme e a poupar. O primeiro mês foi exigente mas já está. Aproveitei umas coisas que vendi através da Internet e o dinheiro foi todo para o pote de poupança, o que permitiu aliviar um pouco o esforço.
E por aí, como está a correr o Desafio das 52 Semanas? Quem não começou ainda vai a tempo de o fazer. Pode imprimir os calendários que aqui deixei, ou ajustar ao valor que pretendem. Podem fazer download do calendário ajustável aqui.
Fica a dica e o desafio!
Acompanhe também a página do Facebook e o Instagram.
Quem quiser receber mais dicas basta subscrever a newsletter ao clicar aqui.
Obrigada por esta dica e conselho.
Vou seguir. Sem dúvida alguma que é necessário ter a consciência de poupar. Eu preciso de a ter.
Um desafio interessante. Vou fazer…
Se alguém estiver interessado em experimentar o calendário no google calendar – envio o link: r.google.com
[email protected]
Excelente ideia…estou a fazer…criei um calendário no google calendar que vai lembrando as poupanças a fazer, com entradas na agenda
O meu plano é menos ambicioso, são só 840€ e foi adaptado à minha realidade (https://www.facebook.com/asdicasdasofia/p osts/640383746101510). osts/649330361873515)
Entretanto estou a utilizar o método dos envelopes, realmente é impressionante como só assim temos noção de como o dinheiro voa da nossa carteira (https://www.facebook.com/asdicasdasofia/p