A pedido de vários leitores já está disponível o calendário de 2018 do Desafio das 52 semanas!!!! Yeahhhhh, festa!!!
Quem acompanha o blog há mais tempo já ouvi falar certamente do Desafio das 52 Semanas. Quem só chegou mais tarde e, não sei como ainda não sabe o que é, está na hora de tratarmos dessa “lacuna”.
No início de 2016 divulguei aqui no blog um método que já utilizada há algum tempo para conseguir chegar ao final do ano com mais de 1300 euros poupados. Depois de falar do Desafio das 52 Semanas, o post tornou-se viral e a estratégia passou a ser seguida por várias pessoas. Estive na televisão, rádio e imprensa a dar a conhecer este método. Acima de tudo foi muito gratificante perceber que com esta partilha muitas pessoas começaram a poupar.
Todos os finais de ano são muitos os leitores que me enviam mensagens e fotos dos seus “potes” (como carinhosamente aqui chamamos, e já explico) a indicar que cumpriram o objetivo e a explicarem o destino que vão dar dinheiro. E este ano, como vão esses potes? Estão cheios? Quero que me contem tudo!
Como funciona o Desafio das 52 Semanas?
Há 52 semanas num ano e por cada semana poupamos o correspondente a essa semana em euros. Assim sendo, na 1ª semana poupamos 1 euro, na 2ª semana poupamos 2 euros, e assim consecutivamente até à 52ª semana em que, nessa semana, poupamos 52 euros. Tudo somado e, no final do ano, terão colocado de lado 1.378 euros. Se forem 2 a fazer o desafio a poupança duplica, ou seja, 2.756 euros. E digam lá se tivessem agora esse dinheiro de parte num mealheiro se não era maravilhoso?
Pois bem, eu por aqui prefiro fazer o desafio mas ao contrário. Ou seja, na primeira semana começo a poupar 52 euros, na segunda poupo 51 euros e assim consecutivamente. Na última semana (a 52ª) apenas tenho de colocar de parte 1 euro. Para mim eu acho que funciona melhor assim, porque no início estou mais motivada e assim o esforço vai diminuindo e custa menos do que ser em crescente. É uma questão de gosto.
Há ainda uma outra versão: a bingo. No fundo, poupamos o valor correspondente à semana que nos é mais conveninente. Vamos iamginar que na primeira semana conseguimos poupar 52 euros, então sublinha-se o valor correspondente. Depois na segunda semana só consegue 2 euros, então sublinha essa linha, na terceira poupa 10 euros, e assim sucessivamente. Não se pode é repetir o valor. Tornar-se mais flexível.
Quem não conseguir fazer com a versão de 1 euro, pode fazer a de 0,50 euros. Assim chega ao final do ano com 689 euros. Basta imprimir o calendário, colar num mealheiro ou num frasco transparente (ou pote, como lhe chamo). Eu utilizo aqueles para a mssa ou arroz, porque assim vejo o “dinheiro a crescer”, mantendo-me motivada. Depois é só começar a poupar e sublinhar o valor/semana correspondente à poupança. Simples, não é?
Quem aceita o desafio? Vamos começar a poupar em 2018? Envolvam a família, desafiem os amigos e partilhem a vossa experiência.
Pode imprimir os calendários que aqui deixei, ou ajustar ao valor que pretendem. Podem fazer download do calendário ajustável de 2018 aqui.
Fica a dica e o desafio!
Acompanhe também a página do Facebook, Instagram, e também o canal.
Quem quiser receber mais dicas basta subscrever a newsletter ao clicar aqui.
Nao entendo
Olá Bá! Descobri o seu blog desde que foi ao “Juntos à Tarde”, na Sic. Desde aí acompanho diariamente o seu blog, facebook, etc.! No fim de 20108, estabeleci um objetivo, comprar algo que queria bastante, e não sabia como poupar, para juntar tanto dinheiro. Até que a Bá falou do “Desafio das 52 semanas”, no programa. Tenho apenas 15 anos, (como é óbvio) ainda estudo, e não gosto de pedir dinheiro ao meu pai, nem à minha madrasta! Mesmo sem rendimento próprio, tenho conseguido cumprir o desafio, sem problema nenhum. E estou feliz por isso. Um grande obrigada Bá, por ter partilhado esta maneira de poupar!
Beijinhos !