Finalmente chegou a altura para vos contar o que andei a experimentar nos últimos meses: a nova Bimby. Já há muito tempo que queria experimentar sobretudo depois dos vários testes que fiz as outras máquinas.
Quem acompanha o blog sabe que, nos últimos anos, tenho feito vários comparativos de robots de cozinha, onde procuro dar a minha opinião, de forma o mais imparcial possível, com base na minha experiência pessoal.
Sendo a Bimby a referência do mercado testei os outros robots e fiz sempre o comparativo em relação à Bimby antiga, que era a máquina que tinha.
Foi nesta base que fiz os testes comparativos: Chef Express vs Bimby, Cuisine Companion (Moulinex) vs Bimby e Yämmi (Continente) vs Bimby.
Nestes últimos dois casos, na altura em que fiz comparativo, só existia a Bimby antiga. Já quando fiz o compativo com a Chef Express tinha acabado de sair a Bimby nova de 5ª geração mas, como disse na altura, ia comparar com a antiga porque era a que tinha e porque muitas pessoas ainda compram em segunda mão. Na altura, várias pessoas acharam injusto e disseram que tinha de experimentar a nova. Pois bem, chegou a altura de vos revelar a minha experiência com a nova Bimby.
Tal como nas experiências anteriores resolvi, desta vez, fazer o comparativo com a própria Bimby. Ou seja, mostrar-vos o que evoluiu em relação à Bimby anterior. Que mudanças existem e se valem mesmo a pena. Descansem que está a ser preparado um comparativo depois de todas as outras máquinas e, desta vez, já com a nova Bimby.
Para já ficam aqui as diferenças e detalhes da nova Bimby TM5 vs Bimby antiga TM31.
Lâmina – Ambas têm apenas uma lâmina que não sofreu alterações. Aqui não há diferenças da mais antiga para a mais recente e ambas funcionam muito bem. A picar são 5 estrelas.
Balança – Tanto a Bimby de 4ª geração como a de 5ª geração têm balança, o que é muito útil para quando estamos a fazer uma receita. Ainda assim, a nova Bimby teve uma evolução e agora já pode pesar os alimentos enquanto cozinha, desde que a velocidade seja inferior a 4. Ou seja, não tem de interromper o processo caso tenha de acrescentar algo mais, e que mereça ser pesado.
Capacidade do Copo – Bimby antiga tem uma capacidade de 2 litros, enquanto a nova tem agora 2,2 litros. Estes 0,2 litros a mais podem fazer a diferença a cozinhar para um família maior.
Sistema de fecho – A Bimby antigatem um sistema de encaixe através de um movimento rotativo até fazer um clique. Já a nova Bimby de 5ª geração o fecho é automático. Basta colocar a tampa e as pegas fecham automaticamente assim que se roda o botão da velocidade. Quando se desliga o botão da velocidade os “braços mecânicos” abrem automaticamente libertando a tampa para que se possa abrir.
Copo medida – A Bimby antiga tem um copo medida, que além de ser usado como medida (tal como o nome indica) serve também para tapar a Bimby, embora não tranque – saltita à medida que liberta calor e se o copo estiver cheio. No caso da nova Bimby existe um copo medidor na mesma mas melhorado. Além da indicação de medida de 100 ml, o copo tem um ligeiro bico que serve para ajudar a verter os líquidos de forma mais direccionar.
Varoma – A Bimby da geração antiga tinha uma varoma para cozinhar ao vapor com três níveis. Já a varoma da Bimby de 5ª geração, além dos três níveis tem agora agora 3,3 litros, em vez de 3 litros Estes 0,3 litros de diferença de capacidade podem ser muito úteis para cozinhar mais quantidade. Além disso, apesar de, aparentemente, o modo de encaixe da varoma ser idêntico na nova e na antiga, a verdade é que na Bimby de 5ª geração o encaixe é melhor, proporcionando um cozinhar ao vapor de forma mais homogénea
Temperatura máxima – A Bimby de 4ª geração vai até uma temperatura máxima de 100º. A nova Bimby de 5ª geração já vai até 120º. Este ponto é uma grande vantagem, uma vez que ir até 120º permite não só chegar a um ponto caramelo, como fazer melhores refogados.
Velocidade – Ambas as Bimby têm 10 velocidades e o turbo, além da velocidade espiga e colher invertida;.
Estabilidade – A Bimby antiga tem uns pézinhos de borracha que permitem aderir ao local onde se coloca. A Bimby de 5ª geração tem maior estabilidade e mesmo em velocidades mais elevadas há menos trepidação. Aqui sente-se uma grande diferença da antiga para a mais recente.
Ruído – Houve uma ligeira melhoria em termos de ruído da bimby de 4ª para a 5ª geração. O modelo mais recente da Bimby é ligeiramente mais silencioso.
Ecrã Táctil – Uma das apostas da nova Bimby é a digitalização. Enquanto na Bimby de 4ª geração existiam botões para tudo, e apenas um pequeno ecrã onde mostrava a velocidade ou peso, conforme o que estava escolhido, na Bimby de última geração há um grande ecrã táctil a cores. Ou seja, podemos tocar facilmente, mesmo com as mãos húmidas funciona bem e conseguimos ver as receitas. É mais prático e fácil também para limpar.
Botões de controlo – Na Bimby de 4ª geração cada botão tinha uma função, enquanto na Bimby de 5ª geração há apenas um único botão que controla tudo. Faz lembrar a Apple. A seleção é feita no ecrã táctil, quer no menú, quer nas funções e depois a regulação de maior ou menor (temperatura ou velocidade) é feita no botão, que também funciona para ligar e desligar.
Receitas automáticas – Esta é uma funcionalidade e uma novidade da Bimby de 5ª geração. Basicamente, nestas receitas apenas é necessáario colocar os ingredientes e a Bimby faz o resto tudo sozinha. Para já estão disponíveis apenas três receitas, o que me parece ser pouco. Pode ser que venham a ter mais.
Receitas guiadas – A função receitas guiadas é uma das novidades da nova Bimby. E o que isto significa? Que toda a receita vai aprecendo no ecrã com as temperaturas, tempos e funções que se têm de ativar a cada passo. Para mim isto foi muito útil. Muitas vezes quando estou a fazer receitas na Bimby antiga os miºudos entram na cozinha e distraiu-me e às tantas já não sei em que passo vou. Agora com a nova Bimby já não há esse problema porque basta seguir o passo e carregar seguinte e vai nos dizendo tudo o que temos de fazer. Além disso, memoriza o último passo para que possa retomar a receita onde a deixou. Outra das vantagens é poder guardar as receitas favoritas para que mais tarde lhes possa aceder mais rapidamente.
Chaves com receitas – Esta é uma das grandes inovações da Bimby de 5ª geração e está relacionada com o tópico anterior. São chaves amovíveis que dão acesso a receitas Bimby. No fundo é como um livro digital e poderá seguir as receitas ssem ter necessidade de ter um livro à mão ou em procurar o passo seguinte. Isto porque com estas chaves todas as receitas podem ser seguidas com a função de receita guiada. Se quiser fazer as suas próprias receitas também pode fazê-lo no modo normal. Ou seja, basta escolher a temperatura, velocidade e ir fazendo a receita. A primeira chave vem incluída com a compra da Bimby de 5ª geração. As outras coleções têm de ser compradas à parte. Estas chaves são muito úteis para quem quiser fazer receitas. No entanto, a desvantagem é que não se podem acrescentar receitas à chave. Se quiser mais receitas para acompanhar diretamente na Bimby tem de comprar mais chaves. Claro que pode sempre fazer todas as receitas acompanhando dos livros no modo normal. Mas havendo a facilidade destas chaves o ideal era que fosse possível acrescentar mais receitas.
Ligação wi-fi – No início do ano a Vorwerk, que detém a Bimby, começou a testar o Cook-Key, um acessório que liga o robô ao portal de receitas através de wireless. À partida quem já tiver a Bimby de 5ª geração não irá pagar mais pelo acessório face a novos clientes, isto caso o Cook-Key venha a tenha custos. Ainda vamos ter de aguardar por este passo. No entanto, quando acontecer será um grande marco neste processo de maior digitalização da Bimby.
App Bimby – A App da Bimby tem várias receitas disponíveis, assim como ferramentas de procura de receitas, gestão e planeamento semanal de menús e compras de supermercado. Eu fiquei completamente fã desta App. E porquê? Porque posso escolher uma receita e na parte dos ingrediente verifico os que não tenho e adiciono ao “carrinho”. A aplicação organiza todos os ingredientes que me faltam por categorias e depois posso enviar para o meu email para assim ir às compras. Além disso, tem a possibilidade de organizar um menú semanal e, lá está, os ingredientes que faltam para cada receita seguem por email. No futuro, pelo que sei, a ideia será haver ligação da App à bimby mas ainda vamos ter de esperar. Para já, qualquer utilizador pode usufruir das receitas: há algumas gratuitas e outras que se pagam para ter acesso.
Outros acessórios – Os acessórios que vêm com a Bimby são os mesmos: copo, tampa do copo, copo medida, varoma (base, tabuleiro separador e tampa), borboleta, cesto, espátula, livro de receitas e chave amovível (só na Bimby TM5).
Preço – A Bimby antiga já não se encontra à venda nova (custava 966 euros), agora apenas encontra em segunda mão. Já a Bimby de 5ª geração nova custa 1095 euros.
E são estas as principais diferenças entre a antiga e a nova Bimby. São máquinas totalmente diferentes em termos tecnológicos. Em relação a receitas há diferenças? Ambas fazem óptimos cozinhados. Ainda assim, a nova Bimby dá um grande salto em termos de qualidade e facilidade de utilização. Para quem procura um robot de cozinha super completo, tecnológico, eficiente e pode pagar o preço a nova Bimby bate a anterior aos pontos.
Como sempre procurei de forma o mais detalhada possível indicar-vos os pormenores que me pareceram mais relevantes. Espero ter-vos ajudado.
Agora fico à espera de ouvir os fãs da Bimby e não só. Partilhem também as vossas dicas, sugestões e experiências.
Aproveitem e acompanhem o Blog As Dicas da Bá também nas redes socias: Facebook, Instagram e Canal.
Boa tarde, caso queira poderei tirar-lhe algumas dúvidas que tenha.
[email protected]
Obrigada
Olá! Uma vez que queria muito investir mas tem duvidas, porque não ver uma demonstração sem compromisso. Após ver tira a sua própria conclusão. Sou fã da Bimby, e hoje não me via sem ela. Não sei de onde é, contudo o entender podemos falar. O meu email, [email protected]. Espero poder ajudar. Comprimentos.
Uso a minha todos do dias! Posso garantir que se avariasse hoje e não tivesse na garantia comprava outra na hora. E não sou rica! 😉 mas é mesmo para usar muito! É um desperdício ter uma e não usar.
Eu tenho Bimby desde Dezembro e estou muito satisfeita, uso quase todos os dias. No início só fazia receitas da chave e do site, mas agora já faço as minhas receitas. É óptima para uma alimentação saudável. Li muito antes de tomar a decisão, fui à demonstração com o marido, e ele foi o primeiro a querer comprar, é mesmo um bom investimento.
Bom dia, queria muito investir numa Bimby, mas tenho receio de me arrepender e seja para encostar.
Quem tiver, por favor, digam-me a vossa opinião.
Obrigada
Ohh o que eu sonho com esta…para já tenho a Cookii da flama por 250€ e estou satisfeita…mas já me avariou umas 5 vezes (valeu-me que diz garantia extra de mais 3 anos)
Como é a bimby nestes aspetos da garantia?!
Olá Bá! Antes de mais quero felicitá-la pelo seu blog e pelas sempre opiniões e conselhos úteis e interessantes. Hoje vi pela primeira vez no hipermercado Continente (Algarve) a nova Yammi 2! Há tanto que se aguardava e finalmente chegou… pelo que estive a ver tem agora algumas características criticadas na anterior, nomeadamente a só lâmina e balança incorporada. No entanto, ainda tenho algumas reservas… Como tenho acompanhado as suas comparações relativamente aos robots de cozinha… fica a sugestão… experimente a nova yammi 2 e diga-nos o que achou!
Obrigada ?