O meu filho mais velho fez 6 anos este fim de semana e um dos jogos que recebeu foi o Monopólio Júnior. Eu desde criança que me lembro de jogar Monopólio e sempre adorei. Lembro-me de aprender as primeiras noções de investimento, ter de fazer escolhas financeiras, gerir dinheiro, compreender o que significava arrendar e comprar exatamente com este jogo. Claro que não era tão nova mas, na altura, ainda não havia a versão Júnior.
Abrimos o jogo, eu escolhi como peão o carro e ele o barco. Neste jogo os conceitos são os mesmo mas os valores são diferentes. Comprar uma propriedade é 1M (M=moeda do Monopólio) até ao máximo de 5M. E quando calhamos numa propriedade que não é a nossa pagamos o mesmo valor que ela custou. Há a carta da sorte, a prisão e cada vez que se passa na casa de partida recebem-se 2M.
Ao final do terceiro lançamento de dados o meu filho parecia que já jogava Monopólio há imenso tempo. E não é que ele ganhou? E eu nem facilitei, joguei normalmente. Ficou todo contente e pediu para jogar novamente.
A tarde de domingo foi passada a jogar Monopólio e eu fui aproveitando para lhe explicar alguns conceitos relacionados com dinheiro. Este é, aliás, um dos jogos que recomendo que se ofereça às crianças para lhes explicar como devem gerir o seu dinheiro, e como poupar. Por vezes, achamos que é cedo demais para falar de alguns assuntos mas a verdade é que o tema dinheiro pode ser falado em família desde cedo, sempre com conceitos ajustados à idade. Afinal, as crianças de hoje são os cidadãos e consumidores de amanhã.
Fica a dica!