Há um provérbio chinês que diz qualquer coisa do género: “Quando vires alguém com fome não lhe dês peixe. Dá-lhe uma cana e ensina-o a pescar”. Este tem sido um dos grandes princípios que tem norteado o meu caminho na literacia financeira.
Há mais de 10 anos que tenho vindo a tentar ajudar a aumentar a literacia financeira em Portugal. Já participei em muitos grupos de trabalho, formei muitas pessoas, dei aulas e escrevi livros. Apesar de estarmos um pouco melhores do que há 10 e 15 anos, ainda há um grande caminho a fazer. E é fácil de ver isso todos os dias quando vamos ao banco, quando é altura de entregar o IRS, ou de renegociar um contrato. A falta de literacia é grande e todos sabemos que consumidores menos informados são consumidores mais limitados nas suas escolhas, e logo não conseguem fazer uma gestão tão equilibrada e eficiente das suas finanças pessoais.
Assim, e a pedido de vários leitores, decidi voltar a dar workshops abertos ao público. Preparei o workshop mais completo que já alguma vez dei. Este “Workshop Intensivo de Finanças Pessoais – Como gerir melhor o orçamento” é uma versão intensiva na qual terão acesso a conhecimentos que vão da poupança ao investimento.
Vamos aprender como fazer uma avaliação das nossas finanças e um orçamento, mas também a conhecer alguns truques e dicas para poupar, como podemos acabar com as dívidas, aumentar os rendimentos ou mesmo iniciar um plano de poupança, isto entre muitos outros tópicos.
O workshop irá realizar-se no dia 3 de Dezembro, sábado, entre as 10h e as 17h, em Lisboa (Chiado). Para se inscreverem e saberem mais informações basta enviarem um email para “[email protected]“.
Quem se inscrever neste workshop irá receber, de oferta, uma Agenda da Poupança 2017 (que além de dicas contém mais de 500 euros em vouchers de desconto).
Fico à vossa espera.
Partilhem!
dra barbara,
gostaria imenso de frequentar o seu curso, mas vivo no porto com a minha mae, que tem 86 anos, e eu estou com licença sem vencimento, para tomar conta dela, ora ir a lisboa é me impossível,mas por outro lado acho que me seria muito útil
senão puder fazer esse curso aconselha-me algum livro?
muito obrigada
paula couto