A partir de 15 de Junho fazer chamadas ou aceder à intenet através do telemóvel vai ficar mais barato para quem viaja dentro da União Europeia. É a entrada em vigor de uma nova lei que põe fim ao roaming entre os 28 países da União Europeia. Isto significa que, a partir de agora, enviar mensagens, fazer chamadas ou navegar na Internet quando visitam um Estado-Membro da UE vai custar exatamente o mesmo preço que pagaria se estivesse no seu país de origem. Uma poupança enorme para quem costuma viajar para estes países.
Quais os países que fazem parte?
Aplica-se aos 28 países que ifazem parte da União Europeia: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido (a continuação do Reino Unido irá depender do ‘Brexit’). Numa fase posterior, está prevista ainda a adesão da Islândia, Liechtenstein e a Noruega.
Os utilizadores não têm de fazer nada para beneficiarem desta situação, caso viajem para qualquer um destes países. Em todo o caso, e para evitar alguns excessos, nos casos em que as comunicações através de roaming sejam superiores às domésticas, por um período de quatro meses, o operador notifica o cliente. Depois estes terá 14 dias para esclarecer a situação, caso contrário é-lhe cobrada uma sobretaxa de utilização do serviço roaming. Qualquer dúvida deverá contactar diretamente o operador.
Esta é, de facto, uma medida que vem beneficiar bastante os consumidores que viajam pela União Europeia. Partilhem a informação.
Fica a dica!
No entanto, a poupança poderá não ser grande, se todos os utilizadores tiverem de pagar os custos adicionais que tal situação venha a exigir…