As refeições fora de casa podem representar uma fatia considerável do orçamento, sobretudo se forem frequentes. Nos últimos anos, e muito até devido à crise, foram muitas as pessoas que passaram a aderir à “marmita”. Algo que há uns anos é visto quase como algo “negativo” passou a ser ‘cool’. Aliás, hoje em dia quem não leva marmita é que está ‘out’. Consegue-se comer melhor (muito bem, no caso dos bons cozinheiros) e ainda poupar tempo e dinheiro. Por exemplo, imaginando uma refeição de 7 euros, se em vez de almoçar três vezes por semana fora (1092€/ano) passar a almoçar apenas uma vez por semana (364€/ano) chegará ao final do ano e terá gasto menos 728 euros. Claro que terá sempre de fazer a comida em casa e gastar dinheiro, mas certamente conseguirá gastar menos. A dica que vos quero deixar hoje passa também por levar marmita mas com um ‘twist’. Vai permitir-vos poupar dinheiro e ter toda uma nova experiência social:
Uma forma de conseguir poupar dinheiro é levar comida de casa para o trabalho, em vez de almoçar fora. Agora, se cozinhar não é o seu forte e tende a fazer sempre os mesmos pratos, há uma dica engraçada para poupar dinheiro e ainda libertar-se um pouco da cozinha. Como? Aderir ao ‘foodsharing’. E o que é isso? Simples, desafie outros colegas do escritório e cada um fica responsável por cozinhar num determinado dia para todos os outros. E no dia seguinte trocam. Por exemplo, vamos imaginar três amigos que levam sempre marmita. Podem combinar que na segunda-feira um leva comida para os três, na terça leva outro e assim por diante. Assim sempre consegue “descansar” da cozinha no dia em que não é o chef de serviço e além disso provar outros sabores e temperos. Eu já fiz a experiência e confesso que havia um dia preferido: era quando uma amiga que cozinhava muito bem ficava encarregue do prato do dia. Quando me calhava a mim também digo-vos que até fazia as coisas de maneira diferente. Ah, e fazia sempre um bolinho (a minha especialidade são doces). Desafiem os colegas a aderirem ao ‘foodsharing’. É uma experiência divertida. E se houver algum que cozinhe menos bem, sempre se divertem com a situação – pelo sim, pelo não tenham um fruta de reserva. 🙂 Fica a dica!
O Blog As Dicas da Bá está nomeado para a 2ª edição do Blogs do Ano, na categoria “Negócios e Empreendedorismo“. Conto convosco. Podem votar aqui.