Pela imagem algumas pessoas já devem saber do que estou a falar, mas certamente haverá quem ainda não conheça e, por isso, resolvo partilhar convosco o meu “melhor amigo” para evitar perder mais de metade da minha vida no trânsito. Bem, há uma parte inevitável, mas adiante… o meu “amigo” chama-se Waze.
Eu sou uma pessoa que faz muito a ligação Cascais-Lisboa, e vice-versa, de modo que sei bem o que pode ser passar pelo menos 1 hora no trânsito à hora de ponta. Se houver acidente é melhor nem falarmos nisso. A minha solução, na maioria dos casos, é evitar as horas de ponta. Prefiro chegar mais cedo a Lisboa e depois fico a fazer tempo e a trabalhar, ou vou mais tarde depois do maior fluxo de trânsito passar. Consigo ter essa flexibilidade várias vezes mas nem sempre. E há então quem não tenha mesmo hipótese de todo. E é aqui que o nosso “amigo Waze começa a atuar.
Vou partilhar uma história dos últimos dias que me safou de ter chegado a uma reunião bastante atrasada. Factos: Reunião marcada às 11h perto da Praça de Espanha. Eu vinha de Cascais. Estava a trabalhar em casa e pensei que sair por volta das 10h seria uma boa opção, até porque gosto de chegar sempre 10 minutos mais cedo, ainda tenho de estacionar, beber um café, etc. Ou seja, estava a contar chegar uns 25 minutos antes da hora para dar tempo para tudo.
Estava mesmo em vias já de entrar na A5 – e nesse dia tinha ignorado o meu amigo porque nunca pensei que às 10h fosse haver trânsito [desculpa Waze] – quando liguei para uma amiga que mal atende me diz-me (é que nem bom dia, nem nada):
– “Tu diz-me que não estás a vir para Lisboa…”.
– Ao que eu respondo: “Estou sim. Aliás, vou entrar agora na A5…”
– Diz ela: “Esquece, isto está tudo parado. Estou a chegar a Miraflores e isto não anda.”
– “Mas são 10 horas da manhã!!!!”, digo espantada.
– Ela diz: “Não sei o que aconteceu, se houve acidente. Estou tentar ouvir se na rádio dizem qualquer coisa”.
– E eu: “Esquece. Vou parar o carro [não dá para colocar um endereço com o carro em andamento] e pôr o Waze. Conheces?”
– Ela: “Não. Acho que já ouvi qualquer coisa mas não conheço”.
– Eu: “É uma app maravilhosa em que te dá o trânsito em tempo real, porque são vários utiliadores que vão reportando, e dá-te as várias alternativas de caminhos até ao teu destino”.
Coloquei a morada e ele deu-me uma alternativa pela A16, mais Crel e não sei o quê. Bem, não sei que caminho era aquele mas garantia que chegava em 35 minutos, enquanto pela A5, caminho tradicional levaria 1h20. WHAT? É que nem hesitei. Fiz-me à estrada pelo caminho do Waze e meus amigos, exatamente 35 minutos depois (por caminhos e ligações que nem conhecia) lá cheguei eu ao destino. Deu tempo de fazer tudo: arranjar lugar, estacionar, beber café e estar o 10 minutos antes do tempo como eu gosto. Obrigada querido Waze!
E foi aqui que percebi que tinha de partilhar com o mundo, ou seja, convosco queridos leitores que ainda não beneficiam desta maravilha de app que é GRATUITA! Portanto, é só descarregar e siga.
Depois não digam que não vos dou boas dicas! 🙂
Boa viagem e conduzam com cuidado!
Boa noite Bá
Sou professora numa Escola do Porto (Gondomar) e nesta existe um projeto o Gondo fin sobre literacia financeira.Este ano a Escola ganhou um prémio de 1000euros.Gostaria de saber da sua disponibilidade para fazer uma Palesta na Escola e como é que funciona,se é paga?Desculpe o abuso mas,acho muito interessante tratar estes assuntos desde pequenos.Muito obrigada.