A dica é rápida e simples: faça uma limpeza das pessoas tóxicas na sua vida. Muitas vezes sentimos que estamos a marcar passo, que não conseguimos atingir alguns objetivos e não é tanto por falta de vontade, das circunstâncias, ou mesmo do momento económico. É simplesmente porque as pessoas que estão perto de nós nos estão sempre a puxar para baixo. São negativas. Focam-se só nos problemas. Atiram-nos para baixo, mesmo que o façam de uma forma sublime. Sim, porque não confundamos realismo e prudência com negativismo e “bota-abaixismo“. Vocês percebem o que estou a dizer.
O empresário e escritor, Jim Rohn, diz que somos a média das 5 pessoas com as quais mais convivemos. E a questão que vos deixo é: quem são? E são pessoas que vos puxam para cima ou que vos bloqueiam? Apoiam-vos ou travam-vos? No caminho que escolhemos fazer, seja ele pessoal ou profissional [sim, porque a noção de sucesso varia de pessoa para pessoa], chega a uma altura em que temos de fazer escolhas. Portanto, rodeiem-se de pessoas que vos põe para cima, que vos inspiram, que vos apoiam. E não estou a falar de ‘yes, man’. Quem nos faz bem também nos diz a verdade, mesmo quando esta é dura. Mas não nos destroem nem canalizam as suas frustrações para nós. É engraçado que ao longo dos anos as várias pessoas de sucesso que conheci, de bem com a vida, são pessoas que têm uma rede de pessoas positivas à sua volta. Tudo irradia boa energia. Boa vibe. Para quem está a construir o mapa dos sonhos não se esqueçam de iniciar esta limpeza ao longo do processo.
Por isso, fica aqui a dica:
Olá Bá,
Adoro o seu blog. Antes de o conhecer e quando se instalou a crise, comecei a querer poupar e comprei um Kakebo (agenda japonesa da poupança que deve conhecer). Desde então, todos os anos compro uma que utilizo religiosamente.
Não faço os gráficos porque sou de letras (advogada) e não tenho jeito, mas as saídas e entradas de dinheiro, os gastos,etc, aponto-os e tem ajudado imenso na gestão do meu orçamento.
No entanto, tenho uma grande dificuldade: sou trabalhadora independente com rendimentos apenas variáveis e despesas fixas e variáveis. Tantas!!
E isto, limita-me nas minhas contas pois só no fim do mês é que sei quanto recebi e entretanto já gastei grande parte, ie, ao final do mês não recebo o ordenado para gastar no mês seguinte. Às vezes é uma luta, mas o blog e a agenda têm-me ajudado imenso. Pode dar-me uma dica neste tema?
Muito grata!! Muitos sucessos profissionais e pessoais!
Bjs filipa
E se Einstein o dizia… 🙂
Querermos, agradecermos e sabermos ouvir a verdade é mesmo um dos maiores passos para o sucesso! Adorei este artigo, todo ele irradia também boas energias, é inspirador e 100% verdade.
Beijinhos,
http://trendylisbon.com/