Estava na “gaveta” há mais de 10 anos e vai, finalmente, ver a luz do dia. Apresento-vos o Roadshow Financeiro.
Trata-se de um programa de educação financeira destinado a jovens e que vai andar pelo país, mais concretamente por 10 distritos e cuja primeira sessão arranca a 2 de Outubro, em Setúbal!
Foram meses [anos] de muito trabalho, de muita dedicação e empenho. Foram meses e meses de muita entrega e amor. Sim, amor pela educação financeira. Perdoem-me a imodéstia (e olhem que não sou das que anda em bicos de pés, mas agora vou ter o meu momento de orgulho próprio que só alguns entendem): eu ando nisto há muitos anos mesmo. Eu comecei no mundo das finanças pessoais e literacia financeira numa altura em que mal se falava em poupar, em investir, em que as instituições faziam de “gato-sapato” dos clientes e consumidores.
Eu investi muito do meu tempo, do meu dinheiro para saber e aprender mais. Eu li, fiz cursos, frequentei palestras, universidades, grupos de estudo. Já andei pelo quatro continentes a estudar educação financeira, a saber mais sobre economia comportamental, sobre investimentos, a procurar o que melhor se faz lá fora. Continuo a aprender todos os dias e irei sempre fazê-lo.
Muitas pessoas não fazem a menor ideia mas estive em várias “lutas” e muitas alterações que já estão hoje implementadas resultaram de muito barulho que a vossa amiga Bá fez enquanto jornalista financeira. Mas eu nunca vim para a praça pública com bandeiras, nem a pedir louros. Nunca precisei de alimentar o meu ego. Fiz porque achei que o devia. E uma pessoa quando faz não tem de dizer (estou a fazê-lo só agora para contextualizar algumas pessoas). Apesar de as coisas estarem hoje muito melhores, e haver muito mais informação, ainda há um longo caminho a percorrer. E nesse caminho inclui-se a literacia financeira nas escolas.
Os três supervisores – Banco de Portugal, CMVM, e ASF – têm feito um grande trabalho na promoção da literacia financeira mas é preciso mais. No terreno, o que também tenho percebido é que não basta ter a informação para passar. É preciso saber comunicar com esta geração.
Dar uma aula a alunos de 15 ou 18 anos não é o mesmo que dar a um adulto. Para a mensagem passar temos de falar a linguagem deles. Mas falar de igual para igual sem ser paternalista ou parecer um cota armado ao pingarelho não é fácil. E é aqui que os programas do MoneyLab têm um fator de diferenciação. E o Roadshow Financeiro é um deles!
Por isso, se têm filhos, irmãos, primos ou amigos no ensino secundário este programa é para eles. E que precisam fazer? Simples, ir ao site do Roadshow Financeiro e inscreverem-se. É GRATUITO! Depois serão contactados pela organização que vos explicará os passos seguintes!
Passem esta informação aos professores e às escolas. Vamos fazer dos nossos jovens futuros cidadãos financeiramente mais saudáveis e conscientes!
Fica a dica!