Hoje comemora-se o Dia Mundial da Energia! Para assinalar a data a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponbilizou um simulador para ajudar as famílias a saberem qual a potência contratada adequada à sua casa.
Para saberem qual a potência a contratar, as famílias devem ter atenção à quantidade de eletrodomésticos que utilizam ao mesmo tempo e não necessariamente contabilizar todos os eletrodomésticos da casa. Porquê? Porque se assim fosse seria necessária da potência máxima e, na verdade, não temos propriamente todos os eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo.
Convém não esquecer que quanto maior a potência contratada, mais irá pagar na conta da eletricidade. Ainda assim, ter a potência mínima e depois bastar ligar a torradeira e disparar o quadro também é capaz de não ser a situação ideal (sim, estou a exagerar mas é para perceberem a ideia).
Com o simulador irá conseguir perceber qual a poupança conseguida por mudar de escalão. No site, a ERSE explica: “se tiver uma potência inferior ou igual a 6,9 kVA, pode poupar aproximadamente 22 euros por ano por cada escalão de potência que conseguir baixar”.
Podem ver aqui como o utilizar o simulador. Basta irem ao site e verificarem a potência certa para a vossa casa.
Fica a dica!