Circula nas redes sociais o relato de uma nova forma de assalto na qual, facilmente, muitos de nós poderíamos cair.
O método utilizado pelos assaltantes, depois de roubada a carteira da pessoa, é utilizar o telemóvel para pedir o PIN dos cartões ao marido, mulher, namorada (o) de uma forma muito inocente.
Eis o relato:
“Um ladrão roubou, há dias, a carteira de uma senhora, contendo os seus cartões de crédito, multibanco e telemóvel. Dez minutos mais tarde, a senhora ligou para o marido, utilizando um telefone fixo, para contar o que lhe tinha acontecido.
Resposta do marido:
– Eu recebi um SMS teu a perguntar qual era o PIN do teu multibanco e do teu cartão de crédito porque não te lembravas e eu respondi-te há poucos instantes!
Alarmados, ambos foram de imediato ao banco onde foram informados, pelo gerente, que todo o seu dinheiro havia sido levantado e que a conta estava a zeros.
Também tinham sido utilizados os dois cartões de crédito para compras e adiantamentos, e ambos também estavam a zero, esgotados todos os limites de crédito possível.
O ladrão utilizou o telemóvel para enviar o SMS ao marido da senhora, uma vez que na lista de contactos do telemóvel ele constava como “Amorzinho” e, assim, foi fácil encontrar o contacto que pretendia.
Em menos de 20 minutos o ladrão e os seus cúmplices limparam a conta bancária e o saldo dos cartões de crédito da senhora, mais o limite de crédito.
Tenha atenção:
– Nunca revele através do telemóvel, ou de outro meio de comunicação (e-mail, chat, etc.) os dados seja de quem for.
– Evite utilizar nomes como: Casa, Amor; Amorzinho, Marido, Esposa, Pai, Mãe, etc.
– Quando receber via SMS algum pedido de informação (número de PINS, morada de casa, se uma amiga está em casa, etc.), confirme primeiro antes de responder, ligando de volta e falando com a pessoa que está a pedir a informação.
– Atenção às emboscadas para assaltos. Confirme sempre de viva voz a marcação de encontros inesperados.
– Se o telemóvel permitir coloque um PIN para desbloquear o dispositivo móvel sem ser uma sequência muito óbvia.
– Evite andar com cartões de crédito com limite de crédito elevados.
Ficam aqui algumas dicas para como minimizar e conseguir evitar ser vitima de um assalto ou fraude deste género.
Acompanhe “As Dicas da Bá” também no Facebook (Aqui)