Vender a sua casa e continuar a habitá-la já é possível. A mediadora imobiliária Buy4Rent lançou um novo serviço imobiliário que permite vender a casa e receber logo o dinheiro da transação, mas continuar a viver nela, pagando uma renda. Neste caso a vantagem é que ao receber logo o dinheiro, quem vende pode pagar as dívidas que tem à banca, segundo a empresa explicou ao Dinheiro Vivo.
Na prática trata-se de fazer em simultâneo, assim que vende, um contrato de arrendamento. Passa a ser inquilino da sua casa. Esta operação está sobretudo destinada a pessoas que necessitam de liquidez, ou seja, de dinheiro no imediato e que já não conseguem financiamento junto da banca.
O processo é simples:
– Primeiro faz-se uma avaliação do imóvel para ver qual o valor a que ele poderá ser vendido dentro deste sistema (demora cerca de 24 horas).
– Depois de ter sido encontrado um comprador, vende-se a casa e, em simultâneo, faz-se um contrato de arrendamento onde fica estipulado o preço de venda do imóvel, o valor da renda a pagar e durante quanto tempo fica a ocupar a casa.
-Pode ainda ficar definida uma clausula que permite recomprar a casa. Neste caso, fica logo definido o valor da recompra.
Fica a dica para os interessados.
Anuncie gratuitamente o seu imóvel em http://www.room4u.pt, o site do arrendamento!!
1) faça o seu registo
2) faça login
3) complete o registo dos seus dados pessoais
4) insira os dados do seu anúncio
5) escolha as fotografias e publique o seu anúncio!!
Custo: 0€
obrigado pela sugestão
uma informação muito util
Na altura tive uma pessoa próxima a tratar desse fundo com o BES, mas acho que acabou mesmo tudo “em águas de bacalhau”.
Tanto que pensei que esse tema, nos dias que correm, já estava “insosso” de todo 😉
Funcionando, seria uma ótima resposta para muitas famílias que assim poderiam emendar a “opção” pela compra da casa, quando na realidade, de opção tinha muito pouco, pois éramos todos empurrados para a aquisição, dado a inexistência de mercado de arrendamento.
Olá Cristina,
Sei bem o que está a falar. Estive no lançamento dos célebres fundos de investimento de arrendamento habitacional (fui das pessoas que mais escrevi sobre eles na altura, em 2009).
A Caixa foi quem mais dinamizou os fundos mas, de facto, acabou por revelar uma fraca adesão (mas também alteraram-se umas condições).
Aqui a imobiliária, enquanto sei, actua como mediadora mas, caso tenha interesse, peça informações… 🙂
Ba, esse expediente já foi há alguns anos anunciado pelo governo (ainda era o Sócrates que lá estava), mas parece que os bancos não aderiram e ficou tudo muito em banho-maria.
Chamaram-lhe o Fundo de Investimento Imobiliário (http://fundodearrendamento.com/imobiliario/fiiah/).
Cheguei a pedir informações nesse site que era dedicado ao programa, mas as dúvidas eram muitas e os próprios bancos não divulgavam a informação.
Quanto a esta empresa, sendo uma imobiliária, deixa-me apreensiva.
Uma instituição bancária dava-me mais garantias …