Há umas semanas recebi na minha cozinha para testar a nova Multicooker da Redmond. E para quem não sabe o que é uma multicooker eu explico. Na prática é quase como uma panela elétrica, que promete substituir a frigideira, panela a vapor, panela de pressão, a máquina do pão, a iogurteira, o forno e até mesmo o fogão.
Esta máquina (RMC-M4502E) não é um robot de cozinha como a Bimby, Cuisine Companion ou Chef Express. Esta máquina, ao contrário dos restantes robots de cozinha não corta, tritura ou pulveriza. Diria que é quase como uma máquina complementar ao um robot de cozinha.
Como não estou habituada a este tipo de máquina procurei seguir algumas das receitas que vêm no livro, e na aplicação online. Fiz frango frito, pernil de porco, sopa, feijoada, etc. E todas as receitas ficaram bem, bastante saborosas à exceção do pernil de porco. Não ficou como nós costumamos cozinhar em Portugal, mas também pode ser da própria receita. De resto sente-se que a comida fica de facto muito saborosa, mesmo apurada.
Os programas são de fácil utilização e ao final de 5 minutos (claro que também li as instruções) torna-se bastante intuitiva. Para os bolos e pão apenas me chateia um pouco que fique sempre com a mesma forma cilindrica da cuba, mas quanto a isso não há nada a fazer. Eu gosto, conforme os bolos, de ora optar por formas com o buraco no meio, ou algumas retangulares (mas isso sou eu).
A função Keep Warm (manter quente), que mantém os alimentos quentes por 24 horas, é bastante útil, sobretudo se deixamos a máquina a cozinhar e estamos a tratar de outras coisas. Podemos fazer o jantar com antecedência que ele fica quente e saboroso mesmo passado 1 hora ou mais.
Já a função Time Delay (tempo pode ser adiado até 24 horas, permitindo que a máquina comece a cozinhar no tempo pré-programado) achei interessante sobretudo para fazer pão. Já que os outros tipos de cozinhados não convém deixar na cuba durante uma noite, por exemplo.
Em termos de receitas, acho que a marca ainda tem um caminho a fazer, sobretudo em relação a receitas portuguesas. Para quem queira começar a cozinhar com a máquina no início é normal que sinta necessidade de seguir as receitas e, mesmo havendo 100 receitas, achei a oferta um pouco limitada (tendo em conta os pratos que estamos mais habituados em Portugal). No entanto, pelo que sei, a intenção da marca é ir desenvolvendo mais receitas e colocá-las disponíveis na aplicação online. Por isso, é bem possível que dentro de meses já haja todo um manancial de novas receitas.
Características da RMC-M4502E – Multicooker
– Cuba com capacidade de 5 litros com revestimento antiaderente
– Cesto para cozinhar a vapor
– Copo de medição
– 2 colheres (1 para mexer, 1 para servir)
– Cesta para fritar
– 16 programas automáticos (legumes a vapor, peixe a vapor, carne a vapor, fritar legumes, fritar peixe, fritar carne, massa, papas, sopa, programa rápido, estufar, asar, ferver, cozinha vegetais com ajuste de temperatura, cozinha peixe com ajuste de temperatura e cozinha carne com ajuste de temperatura) + 18 programas adicionais
– Livro com 100 receitas
– Função Keep Warm (manter quente) que mantém os alimentos quentes por 24 horas
– Função Time Delay (tempo pode ser adiado até 24 horas, permitindo que a máquina comece a cozinhar no tempo pré-programado)
– Função Multicook (permite ajustar o tempo de 5minutos a 12 horas e a temperatura entre 40º e 160º)
– Tecnologia 3D (permite um aquecimento uniforme dos alimentos, conservado os nutrientes)
Resumindo, acho que esta é uma boa opção para quem gosta de cozinhar e não se dá bem com o fogão ou mesmo o forno. Imagino que seja até ideal para estudantes, que por exemplo podem estar a viver num quarto ou casa sem fogão, e têm aqui uma máquina que lhes permite substituir o fogão e forno facilmente.
Para quem me tem vindo a perguntar se acho que é preferível uma multicooker ou um robot de cozinha a minha resposta é simples: não têm nada a ver uma com a outra. Quanto muito podem ser complementares.Tudo depende do que cada pessoa pretende fazer.
Se alguém já experimentou partilhe também as suas experiências!
Leiam ainda os testes comparativos: Cuisine Companion vs Bimby e Chef Express vs Bimby.
Acompanhem também a página do Facebook e o Instagram.
Eu tenho uma e estou decepcionada com a pouca variedade de receitas, nomeadamente vegetarianas. Mas adoro fazer pão. Como sou pouco experiente em cozinha, sigo as receitas à risca e estou admirada pela positiva. Recomendo!
E u tenho este robot mas ainda não me atrevi a trabalhar com ele pois tenho algum receio ?
Olá Ana,
O preço desta máquina são 129 euros.
Obrigada.
Muito obrigada pela opinião! Sempre útil sem dúvida. E preços para esta máquina?