As recentes notícias sobre o Montepio levantaram algumas dúvidas sobre se o dinheiro está seguro. No entanto, antes de mais é preciso perceber se estamos a falar da Associação Mutualista ou da Caixa Económica. Confuso? Veja o vídeo:
Acompanhem também a página do Facebook, Instagram e Canal. Não se esqueçam de subscrever o canal para verem em primeira mão todos os vídeos.
Bárbara, agradeço a sua resposta.
A minha pergunta não ia no sentido da minha situação pessoal mas sim em saber, independentemente do produto em concreto, qual das instituições oferece menos risco em caso de “falência”:
– a instituição bancária (cujo fundo pode não chegar para reembolsar todos os clientes com contas de saldo inferior a 100 mil euros – ou chega obrigatoriamente?)?
– ou a associação (cujo património pode – ou não? -, em caso de falência, ser usado como forma de reembolso dos investimentos)?
Peço desculpa se não fui clara inicialmente e obrigada pela sua disponibilidade em esclarecer-nos!
A Catarina pergunta se o património da associação é garantia para os associados. Sabe a resposta?
Catarina,
O vídeo explica mais do que isso. Indico a posição dos responsáveis e garantias que dão, as recomendações da DECO. Eu não sou o supervisor destas instituições e a informação que tenho é pública. Além disso, a decisão sobre o que fazer ao dinheiro é sempre de cada pessoa. Cada pessoa é que manda no seu dinheiro. Quanto a opções de investimento terá de avaliar em conjunto com um consultor ou sozinha. Sem saber a informação detalhada sobre o seu património, objetivos, perfil de risco, entre outras informações relevantes, qualquer tipo de aconselhamento é leviano e irresponsável. E isso não faço. Existem várias alternativas, várias possibilidades mas só avaliando o caso é possível fazer um aconselhamento cuidado e sério. Não me leve a mal mas aproveitei o seu comentário para esclarecer também outras pessoas que procuram às vezes “respostas mágicas”.
Obrigada.
O vídeo explica apenas que são duas entidades distintas, não respondendo à questão de se o dinheiro está seguro em cada uma das entidades.
Os depósitos da Caixa Económica estão cobertos pelo fundo de garantia, mas esse fundo chega para cobrir TODOS os depósitos abaixo de 100 mil euros? Ou apenas cobrirá uma percentagem destes?
E os produtos da Associação Mutualista estão cobertos pelo património da própria Associação, em caso de falência? E, se for o caso, dá este património cobertura superior ao do fundo de garantia associado ao banco?
Se quisermos manter ou colocar o nosso dinheiro no grupo Montepio, qual a melhor opção?
Obrigada!
Obrigada.
Obrigada. Muito esclarecedor.