Trabalho na área de educação financeira e finanças pessoais há mais de uma década, num tempo ainda que era raro falar-se em poupança e gestão do orçamento familiar. Sim, parecia mesmo uma ave rara na época. O que começou como um trabalho jornalístico saltou para algo muito maior. Sempre gostei de números e de gestão financeira mas aprender para ensinar ainda era longe do que esperava vir a fazer há uns 15 anos. A curiosidade sobre o tema foi crescente e fui tentando sempre aprender mais. Fiz formações em Portugal, nos EUA, no Brasil, entre outros países. Trabalhei com crianças, idosos, jovens adultos. Fiz formações em escolas, universidades, empresas, autarquias, abertas ao público em geral. Cruzei-me com analfabetos (sim, andei existem pessoas no nosso pais que, infelizmente, não sabem ler), com diretores, CEO de empresas, empreendedores, homens e mulheres por todo o país e até além fronteiras. Ao longo dos últimos anos mais do que ensinar aprendi muito. E sei que ainda tenho muito para aprender.
A inteligência financeira aprende-se, trabalha-se e constrói-se. Começa com a educação. É por isso que há anos que defendo que devia de haver uma disciplina de educação financeira nas escolas (e sobre isto também vos falarei em breve). Tenho procurado dar o meu contributo porque acredito que pessoas mais informadas tomam melhores decisões. E com melhores decisões podemos ser mais felizes. Simples assim! Ainda tenho um longo caminho a fazer mas quando recebo o feedback das pessoas sei que estou no caminho certo. É muito gratificante saber que podemos ter um impacto positivo e ajudar as pessoas.
Como algumas das pessoas que participaram na última formação aberta ao público em geral vieram aqui do blog, partilho convosco o feedback de quem participou no workshop. Em breve haverá mais novidades mas podem sempre ir espreitando o site do MoneyLab para ficar a par das novidades! 🙂