Se deixasse hoje de trabalhar por algum motivo, ou perdesse os seus rendimentos, quantos meses conseguiria aguentar mantendo o seu nível de vida atual? Esta é uma pergunta-chave na gestão financeira e cuja resposta nos dá uma ideia de como estão as nossas poupanças. Antes mesmo de traçar objetivos maiores de poupança é essencial criar um pé de meia para eventualidades. Por isso, fica a dica:
Crie um fundo de emergência equivalente a pelo menos seis meses das suas despesas mensais. Ou seja, se tem 1000 euros de despesas mensais deverá ter num fundo de emergência de pelo menos 6000 euros. O objetivo é assegurar despesas inesperadas e mesmo perante um cenário de corte ou perda de rendimento, garante que consegue manter o mesmo nível de vida durante esse período. Idealmente, este dinheiro deve estar aplicado em produtos seguros, com capital garantido e com liquidez.
O Blog As Dicas da Bá está nomeado para a 2ª edição do Blogs do Ano, na categoria “Negócios e Empreendedorismo“. Conto convosco. Podem votar aqui.