Quis o destino que a Carla e a Camila se cruzassem. Quis o destino que se alinhassem num projeto inspirador. Quiseram ambas juntar mulheres para as “empoderar”. Aquilo que começou por ser um grupo de mães que procuravam partilhar a sua experiência entre a sua vida pessoal e profissional, cresceu, alargou o seu âmbito a todas as mulheres, e tornou-se num dos grupos mais dinâmicos que já conheci: Mulheres à Obra.
Naquele grupo não há exclusões sociais, etárias, geográficas ou de habilitações. Naquele grupo todas as mulheres podem participar, dar o seu contributo, procurar parceiros, trocar ideias de negócios, pedir orientação. É simplesmente maravilhoso!
Nos últimos anos tenho feito parte de muitos grupos de mulheres (e ainda faço de alguns) e uma das coisas que acaba por acontecer é: ou trata-se de um grupo demasiado empresarial e ‘high level’, ou são muito focados em coisas de ‘lifestyle’, ou então acabam por virar uma feira de vendas de produtos.
No Mulheres à Obra (MAO, a sigla do grupo) não se reduzem as mulheres aquelas coisas “vistas como de mulheres” (whatever that means) mas também não se trata de um grupo elitista. É um grupo para todas as mulheres. Há pessoas de todas as profissões, de todos os cargos, com diversas experiências. E o melhor de tudo é que são todas super participativas. Basta uma pedir um conselho, uma orientação, e sai um batalhão de mulheres à ajudar. Nunca vi nada igual. Juro-vos! E como há diferentes experiências e vivências, toda a experiência é super enriquecedora. Definitivamente, se é mulher este é um grupo onde vale a pena estar.
O grupo MAO está presente no Facebook. A moderação e coordenação é feita pelas fundadoras Carla e Camila que acolhem cada mulher como se tivessem a recebê-las na sua casa. A Carla é tradutora e vai tentando conciliar todo o imenso trabalho com a sua vida. A Camila é investigadora e atualmente dedica-se praticamente a este projeto. O grupo MAO tem crescido a olhos vistos e conta já com mais de 14.000 mulheres.
Todas as semanas há uma newsletter que podem subscrever através do site (que será oficialmente lançado em breve). E acreditem, é melhor subscreverem a newsletter para ficarem a par das parcerias, workshops, etc, porque o grupo é tão dinâmico que para a acompanhar tem de se ir todos os dias.
Neste momento estão a decorrer várias acções, vai haver uma feira de natal, workshops, etc. Visitem este grupo, convidem as amigas, mães, namoradas, mulheres. Todos os dias eu retiro um pouco de inspiração daquele grupo e agradeço à Carla e à Camila a inspiração e a dedicação que têm ao projeto. São mulheres como vocês que fazem o mundo pular e avançar! You rock, girls!