O Governo prepara-se para baixar as taxas de juro dos Certificados do Tesouro Poupança Mais e lançar um novo produto de poupança que o vai substituir: os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento. O anúncio foi feito no Conselho de Ministros de hoje pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros , Tiago Antunes
Os Certificados do Tesouro Poupança Mais já tinham sido alvo de uma redução de taxas de juro mas, ainda assim, mantinham-se como um dos produtos de investimento mais atrativos para um investimento a cinco anos.
Os certificados do Tesouro Poupança Mais oferecem as seguintes rentabilidades por ano: 1.º ano – 1,25%; 2.º ano – 1,75% ; 3.º ano – 2,25%; 4.º ano – 2,75% ; 5.º ano – 3,25%. Sendo que no 4.º e no 5.º ano é acrescida de um prémio, em função do crescimento médio real do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, quem subscreveu no início terá agora a possibilidade de ver as poupanças renderem cerca de 7%.
Apesar de ainda se aguardar a divulgação oficial dos detalhes do novo produto, segundo avançou o ECO, o juro do primeiro ano deverá vai cair 50 pontos base, dos atuais 1,25% para os 0,75%. E caso seja este o princípio de retirar 50 pontos base nos outros anos a taxa bruta média anual baixa para os 1,75%, face aos atuais 2,25%, mantendo o produto até à maturidade (cinco anos).
Segundo Tiago Antunes os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento são lançados em substituição dos Certificados do Tesouro Poupança Mais.
A nova remuneração reflete as actuais taxas de juro praticadas no mercado, “em resultado da melhoria das condições de financiamento da República”, adianda o comunicado do Conselho de Ministros. Isto quer dizer que como houve uma melhoria da percepção do risco, o Estado consegue financiar-se a taxas mais baixas, logo acaba por ajustar os valores de captação de poupança junto dos pequenos aforradores.
Apesar de ainda se estar a aguardar a divulgação oficial das características do produto de poupança, já circula alguma informação de que hoje poderá ser o último dia para conseguir subscrever os Certificados do Tesouro Poupança Mais com as condições atuais. A subscrição pode ser feita através dos CTT ou do site do IGCP aqui. E segundo sei ainda está a dar para fazer online. Por isso, se querem aproveitar as condições o melhor é não perderem tempo.
Fica a dica!