O Governo lançou um novo produto de poupança: os Certificados de Tesouro Poupança Crescimento (CTPC). Este novo produto vem substituir os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) e podem começar a ser subscritos a partir de segunda-feira, dia 30 de Outubro, tal como escrevi aqui.
Os Certificados de Tesouro Poupança Crescimento emitidos têm um prazo de sete anos, ou seja, mais dois anos que os Certificados do Tesouro Poupança Mais que tinham uma maturidade de 5 anos.
A taxa de juro a partir do 2 º ano é acrescida de um prémio, correspondente a 40% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros. O prémio apenas tem lugar no caso do crescimento médio real do PIB ser positivo e fica limitado a um máximo de 1,2% em cada ano, equivalente a 40% de um crescimento médio real do PIB de 3%”, explica o Ministério das Finanças em comunicado.
O valor nominal é de 1 euro e o montante mínimo de subscrição são 1.000 euros.
“Cada subscrição vence juros com uma periodicidade anual (sem capitalização de juros) e o resgate só é possível um ano após a data-valor da subscrição. Decorrido o 1.º ano, po derão ser efetuados resgates, a todo o tempo, acarrentado a perda total dos juros decorridos desde o último vencimento de juros até à data de resgate”.
Com o início da subscrição dos CTPC suspendem-se as novas subscrições dos Certificados do Tesouro Poupança Mais. Ou seja, se quiser aproveitar as atuais condições dos CTPM tem apenas até dia 29 de Outubro para o fazer.