Sou conhecida pela mulher dos sete ofícios. E eu gosto do número sete, e dos ofícios também. Em tudo o que faço dou sempre o meu melhor, dou o meu máximo. Foi assim que os meus pais me ensinaram desde pequena. Não tenho medo de arriscar, nem receio de falhar – embora não goste – e procuro aprender sempre qualquer coisa em tudo o que faço, em tudo o que me rodeia. De todos os projetos que desenvolvi até hoje quase sempre há um ponto em comum: ou estou a aprender ou a ensinar. Gosto muito de aprender. Já voltei à escola, à universidade, a simples salas de aulas para cursos, vezes e vezes sem conta. E creio que será sempre assim. Haja tempo e saúde para isso!
Há vários anos que tenho regressado às aulas não só para aprender mas também para ensinar. Mas até quando ensino aprendo tanto. Aprendo com pequenos e graúdos. Provo todos os dias que os temas financeiros não têm de ser cinzentos. Que pode ser divertido falar de economia, finanças, investimentos e poupança. O público mais difícil são as crianças e jovens. São transparentes, não mentem. Quando não gostam simplesmente dizem: “que grande seca”! Eu gosto do desafio de começar com aulas em que eles parecem entediados para depois fazê-los saltar da cadeira, pôr-lhes os olhos a brilhar de curiosidade, ser interrompida com perguntas, dúvidas e sacar aqueles sorrisos genuínos. No final, saber que a mensagem passou, que vamos fazer a diferença na sua vida e que eles farão a diferença na vida de outros não tem preço. E é por isso que irei continuar a lutar pela educação financeira. É pelos adultos de hoje e de amanhã.
A semana passada iniciei mais um projeto: a Academia Financeira. Trata-se de um projeto de educação financeira realizado pelo MoneyLab, do qual sou fundadora, em parceria com o ISG | Business & Economics School. Antes de mais tenho de agradecer à Teresa Damásio pela visão que tem da educação e pela abertura para a parceria, assim como a Alexandra que tem sido incansável. Também agradecer aos parceiros Associação Mutualista Montepio (Obrigada, Rita!), Cityrama (Obrigada, Pedro!) e Fórum Estudante por tornarem a Academia Financeira um projeto real.
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras (e olhem que eu sou uma mulher de palavras), um vídeo então nem se fala. Partilho aqui convosco o vídeo da primeira sessão da Academia Financeira. Se eu vos disser que o tema era “Como a micro e a macroeconomia impactam na nossa vida”, se calhar nem acreditam. Vejam os sorrisos e o feedback. Quem disse que educação financeira não pode ser divertida? 😉