O Natal está quase à porta, as lojas começam a encher-se de pessoas e aumenta a azáfama das compras. Para que esta quadra lhe arruíne as finanças pessoais ficam aqui 15 dicas para conseguir poupar ne período de festas:
- Faça lista de presentes e defina um orçamento.
- Defina um menu do que irá server na ceia de Natal. Calcule as quantidades e o que vai necessitar em função do número de pessoas e defina um orçamento.
- Alimentação. Se vai receber muitas pessoas peça para contribuírem. Uns levam as sobremesas, outros os vinhos, outros as rabanadas
- Evite as compras última hora, em que há menos oferta e os preços podem estar ainda mais inflacionados
- Compare preços. Pode utilizar sites como o kuantokusta ou mesmo das próprias lojas. Esteja atento aos folhetos e cupões de promoções e avalie se conseguirá aproveitá-los em função da sua lista. Coloque lembretes no telemóvel para não se esquecer.
- Compras em conjunto. Junte-se com outas pessoas para oferecer um presente ou opte pelo amigo secreto, mesmo na família. Comprar um presente apenas e sortear é sempre uma surpresa e poupa. Em vez de comprar vários.
- Procure boas oportunidades de compra: Aproveite as promoções e verifique se o preço compensa; escolha os outlet para conseguir preços mais baixos; faça compras on-line; experimente as lojas de artigos usados, procurando oportunidades e prolongando o ciclo de vida dos produtos.
- Faça um levantamento de possíveis presentes que possa ter recebido no ano passado, ou que tenha comprado ao longo do ano, e que não tenha gostado e pense em alguém da sua lista de Natal que possa gostar, desde que o artigo não tenha sido utilizado. O re-oferecer é uma tendência crescente.
- Faça você mesmo (DIY). Sejam compotas, biscoitos, bordados, crochets, enfeites de Natal, álbuns, etc, têm um valor maior quando somos nós a fazer. Se não é muito criativo retire ideias de sites e blogs. Uma pesquisa rápida e encontra muitas opções.
- Ofereça vouchers do seu tempo: por exemplo, explicações, uma tarde de babysitting, arranjo de um computador, ajudar uma amiga a fazer um bolo.
- Adote um animal. Se já estava a pensar em aumentar a família com um novo membro de quatro patas porque não fazê-lo agora? Em todo o caso, avalie mesmo se está preparado e se não se vai deixar apenas levar pelo espírito de Natal. Para prevenir uma taxa de abandono, há algumas instituições que não permitem adoção nesta quadra.
- Seja solidário: há inúmeras instituições de solidariedade social que precisam do apoio de todos. Faça um donativo no seu IRS, seja voluntariado e ofereça atenção e carinho a quem precisa e recolha os brinquedos e roupas que não já não se usam em casa para outros que precisam.
- Reutilize os efeites dos Natais anteriores. Este ano pode optar apenas pelos prateados, deixando os dourados ou verdes para o próximo ano. Se estiver a pensar em renovar as decorações de Natal, ou mesmo a árvore, aproveite a época a seguir ao Natal. Os descontos ultrapassam os 50% e pode começar a poupar já para o próximo Natal.
- Faça embrulhos originais com folhas de jornal ou papéis que sobraram de trabalhos da escola dos miúdos, etc.
- Cartões Boas Festas. Aproveite as redes sociais para desejar as boas festas, os postais virtuais, mensagens ou telefone
Boas compras e Feliz Natal!
Obrigado pelas dicas 🙂
Uma Andreia nunca vem só