O fosso entre ricos e pobres continua aumentar e o recente relatório da organização não-governamental Oxfam vem confirmar isso mesmo. Os números impressionam: mais de 80% da riqueza criada no mundo, em 2017, está nas mãos de apenas 1% da população mundial.
A fortuna dos multimilionários aumentou 762 mil milhões de dólares (622 mil milhões de euros) só no último ano. Quando se avalia a média da fortuna destes multimilionários, desde 2010, regista-se um crescimento médio da riqueza de 13%, seis vezes mais do que os aumentos dos salários pagos aos trabalhadores (2% ao ano).
“Enquanto o 1% mais rico ficou com 27% do crescimento do rendimento global entre os anos 1980 e 2016, a metade mais pobre do mundo ficou com 13%”, adianta o relatório.
Um dos dados também curiosos do relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza”, da Comissão de Combate à Fome de Oxford, é que dos 2.043 multimilionários que existem atualmente no mundo 9 em cada 10 são homens. Ou seja, praticamente não existem mulheres multimilionárias. Haverá várias justificações para isso acontecer e irei falar delas aqui em breve, mas certamente não será porque as mulheres não têm interesse.
Apesar de haver mais multimilionários que concentram cada vez uma riqueza maior, mais de metade da população mundial tem um rendimento diário entre 2 e 10 dólares (entre 1,6 euros e 8,1 euros).
O relatório demonstra também que apenas 8 homens (na foto) detém, em conjunto, uma fortuna avaliada em 426,2 mil milhões de euros (cerca de 347,6 mil milhões de euros), o que representa mais do que a a riqueza detida por metade da população mundial, que é de 409 mil milhões de dólares (333,6 mil milhões de euros).
1. Bill Gates – Fundador da Microsoft. Fortuna: 75 mil milhões de dólares (61,2 mil milhões de euros)
2. Amancio Ortega – Fundador do grupo Inditex, dono da Zara. Fortuna: 67 mil milhões de dólares (54,6 mil milhões de euros)
3. Warren Buffett – Investidor e fundador da Berkshire Hathaway. Fortuna: 60,8 mil milhões de dólares (49,6 mil milhões de euros)
4. Carlos Slim Helu – Empresário detentor do Grupo Carso. Fortuna: 50 mil milhões de dólares (40,8 mil milhões de euros)
5. Jeff Bezos – Fundador e presidente da Amazon. Fortuna: 45,2 mil milhões de dólares (36,9 mil milhões de euros)
6. Mark Zuckerberg – Fundador e CEO do Facebook. Fortuna: 44,6 mil milhões de dólares (36,4 mil milhões de euros)
7. Larry Ellison – Fundador e CEO da Oracle. Fortuna: 43,6 mil milhões de dólares (35,6 mil milhões de euros)
8. Michael Bloomberg – Empresário e CEO da Bloomberg LP. Fortuna: 40 mil milhões de dólares (32,6 mil milhões de euros)
Quando somos confrotados com estes números percebemos realmente a diferença gigantesca que existe na distribuição de riqueza. Mas há também um fator curioso: todos estes homens têm pelo menos 1 ponto em comum (até têm mais). E quem conseguir perceber isso pode ficar mais próximo de entrar na rota da riqueza. Irei abordar esta característica em breve num direto no Facebook e também num vídeo no canal (não se esqueçam de subscrever). Alguém quer arriscar? O que será que estes homens têm para estarem neste ranking?