Para quem não sabe eu tenho assim várias “vidas” além do blog. O lado que mais pessoas conhecem é o de jornalista da área financeira e de comentadora de economia, assim como de especialista em finanças pessoais. Sou a diretora do MoneyLab, um projeto de literacia financeira centrado em três eixos: formação, conteúdos e coaching/consultoria financeira.
Além de dar palestras a nível nacional e internacional de finanças pessoais ao público mais adulto (poupança, investimentos, gestão financeira, etc) – para quem tiver interesse até pode votar aqui em qual workshop teria interesse – tenho vários projetos dedicados ao público mais jovem. Além de dar aulas de LEEF (Laboratório de Empreendedorismo e Educação Financeira) estou também envolvida em projetos em escolas e universidades.
Um dos projetos, do qual sou orgulhosamente fundadora e tem sido um sucesso, é a Academia Financeira, que é organizada pelo MoneyLab em parceria com o Instituto Superior de Gestão. E é uma pequena história mais pessoal que gostava de partilhar convosco sobre a Academia Financeira.
Na 7ª sessão da Academia Financeira a sala estava cheia. Mais de 100 alunos estavam ali dispostos para saber mais sobre educação financeira.
O dia para mim não era fácil porque estava cheia de dores. Pensei em cancelar a sessão por várias vezes mas decidi que não o podia fazer. Quando comecei a falar as dores agudizaram-se. Estava em verdadeira agonia. As dores eram tantas que por vezes interrompia o que estava a dizer para respirar fundo. Partilhei com aqueles jovens que não estava fisicamente bem mas que ia na mesma dar-lhes a aula.
Os olhares ficaram presos em mim. Senti uma solidariedade enternecedora. Ali ficaram eles atentos, participativos. Fizeram perguntas, muitas. Mais do que lhes responder procurei ajudá-los a pensarem, a questionarem-se. Procurei, acima de tudo, inspirá-los a assumirem desde cedo o controlo financeiro das suas vidas.
Terminámos a sessão a sorrir e todos saímos mais “ricos” em conhecimento e partilha.
No final é sempre pedido o feedback aos alunos mas eu nunca sei o que dizem. Basicamente, o Ricardo (que trabalha comigo na parte da filmagem e edição de vídeo) vai chamando alguns miúdos à parte para irem dando o testemunho enquanto eu estou a arrumar as coisas e vou falando com alguns alunos. Ou seja, eu nunca oiço os depoimentos deles. Só quando recebo o vídeo final é que vejo. E ao ver o vídeo da última sessão (que sabe Deus como a consegui dar) comovi-me!
Quando um jovem diz que passa dificuldades mas que depois da ter estado na Academia Financeira aprendeu muitas coisas que lhe vão permitir ajudar a família a gerir melhor o seu pouco dinheiro, agradece e diz que espera voltar, eu sinto que valeram apenas todas as dores. Valeu ter entrado uma hora depois de urgência no hospital e estar há dias ainda a gerir uma recuperação. Valeu, e valem, os mais de 15 anos que me dedico à literacia financeira.
Este é o caminho que escolhi para mim e sou muito grata pela possibilidade que tenho de ajudar a tocar e a transformar vidas. Não há melhor recompensa do que esta. Para mim, isto sim, é ser RICA! ??
Se quiserem acompanhar o trabalho feito pelo MoneyLab ou na Academia Financeira podem acompanhar também a página de Facebook ou o canal de Youtube (podem subscrever e ativar as notificações no sino).
Eu acredito que estamos no caminho certo e que, de facto, a chave para o sucesso está na educação financeira!