Verão é sinónimo de calor, de dias longos, de praia, boa disposição e….melgas…e mosquitos. Não há como evitar. Chega o calorzito e lá vem a bicharada picadeira. E se para algumas pessoas são só uns bichinhos inofensivos que provocam uma comichãozinha aqui ou ali, uma baba aqui ou ali, para mim são o terror. O pânico! E porquê? Porque faço alergia a esta bicharada. Porque muitas vezes acabo mesmo a ter de ir levar uma injeção para deixar de parecer o Shrek.
E com tantas pessoas a quem as picadas nada fazem, com tantas pessoas a quem podiam ir picar, quem elas preferem?! A mim, lá está. Podem estar 20 pessoas numa sala todas despidas. Eu estar toda coberta, de gorro e tudo. A quem elas vão morder? A mim! Onde? No nariz praí, ou qualquer outro sítio descoberto. Isto é verídico. Tenho imensas histórias que se repetem todos os verões.
No quarto, o meu marido pode estar em cima da cama de cuecas. Eu toda tapada, cara e tudo, e esqueço-me de um dedo de fora e pimbas! Sim, isto já aconteceu tal e qual. Uma vez tapei-me toda, toda coberta, e o Pedro à grande a dormir em cima da cama. No outro dia acordo e o meu olho parecia um cometa, porque me mordeu na pálpebra. Nem de propósito nesse dia tinha uma ida à TV. Claro que desmarquei e lá tive de ir levar um injeção porque nem o olho abria.
Outra vez lembro-me de estar numa festa em Sesimbra, numa piscina, ao final do dia. Deviam estar umas 50 pessoas e eu em pânico por ver tantos bichos e toda a gente a achar que eu estava a exagerar. Trouxeram-me o repelente e eu tomei banho daquilo. Mas…há sempre um mas…esqueci-me dos dedos dos pés (estava de sandálias). E onde foram morder? Toma lá! No dia seguinte não calçava sapatos. Ahhhh uma maravilha. É por isso que quando estou no quarto e oiço aquele zombido de melga/mosquito é logo motivo para alvoroço.
Conseguem então perceber quando fui o ano passado a Angola pela primeira vez. Só de pensar em mosquitos até me dava uma coisa má. Quando fui à consulta do viajante contei a minha experiência ao médico e ele recomendou-me o repelente mais potente do mercado: PreVipiq 50%. Eu levei spray e roll-on e foi o que me safou. Para terem uma ideia, eu punha tanto daquilo que quando fui ter com uma amiga mal cheguei ela perguntou: “Puseste repelente?” E eu: Claro!!!! Nota-se tanto?” E ela: “um bocadinho…” (e desatámos a rir). Qual Eau de toilette de citrolena, qual quê… mosquitos e melgas é que não. 🙂
Pensava eu que este tempo incerto não era para melgas mas enganei-me. Acordei toda picada. Como sou branca que nem uma lula parece que estou com varicela de tantas que são as picadas (e não estou, relaxem!)
E por aí, também há pessoas que estão entre os aperitivos preferidos de melgas e mosquitos? Também são os eleitos da multidão? Quais os vossos truques e dicas para as afastarem? Partilhem!
→ Acompanhem também o Facebook, Instagram e Canal do blog.