A revista Executiva convidou-me para ser oradora numa conferência chamada “Let’s Talk about Money”, e cujo mote era a relação das mulheres e o dinheiro. Na audiência, mais de 180 mulheres estiveram presentes a ouvirem várias oradoras, e um orador, falarem sobre vários temas relacionados com a vida financeira e laboral.
As mulheres têm algumas particularidades que tornam o assunto da gestão financeira relevante: têm maior esperança média de vida, em situações de divórcio/separação tendem a ficar com os filhos a cargo, mesmo desempenhando os mesmos cargos tendem a ganhar menos. Se a isto juntarmos, sobretudo numa geração mais velha, o delegarem por completo a gestão das finanças nos homens, temos aqui alguns indicadores que podem explicar porque as situações de rutura financeira podem ser mais complicadas para as mulheres.
No final, como sempre, gosto de partilhar algumas ideias e visões não só com outros oradores como também com várias pessoas da audiência. A conferência de hoje veio comprovar que a literacia financeira é necessária em todas as camadas sociais, meios, profissões. Foi bom ver mulheres quadros superiores e executivas interessadas em saber mais sobre as suas finanças e a assumirem as rédeas do seu dinheiro. Para todas, e todos, posso dizer-vos para estarem atentos ao site do MoneyLab porque vai haver novidades em breve.
Fica a dica!