Os bancos têm vindo a aumentar as comissões bancárias nos últimos anos. E nem vou entrar por comissões relacionadas com créditos ou operações específicas, vou apenas falar das comissões associadas ao facto de se ter uma conta com um cartão de débito (vou deixar o crédito de fora) e fazer operações normais como pagamentos e/ou transferências.
O surgimento das fintech (novas empresas com uma grande componente tecnológica que atuam no setor financeiro) muitas pessoas começaram a migrar algumas operações para estas ‘startups’, não só por serem de mais fácil utilização e simples nos processos, como também por apresentarem custos mais reduzidos. Falamos de casos como MbWay, Revolut, etc…
Embora ainda haja no mercado bancos que não cobrem qualquer comissão por se ter uma conta (o que a meu ver tem os dias contados), a verdade é que a tendência será caminharmos para os “pacotes” de subscrição de serviços ou um modelo ‘freemium’. Ou seja, podemos até ter a base ‘gratuita’ e depois pagamos um determinado valor por mês por um conjunto de serviços. Se queremos mais serviços pagamos mais. (Algumas instituições já o fazem!) E o que é que isto tem a ver com o título? Vou agora explicar!
Tenho reparado num fenómeno nos últimos tempos que já não verificava há algum tempo, e que no fundo está relacionado com o poupar nas comissões, nomeadamente nas trasferências.
Muitos bancos já cobram por transferências interbancárias mesmo online, então havia quem estivesse a optar pelo MbWay que, além da componente prática de bastar o número de telemóvel, o dinheiro fica disponível na hora e não tem (tinha) custos . Ora, com alguns bancos a começarem a cobrar (p0rque o MbWay acaba por estar associado a uma conta bancária) as alternativas para não se pagar por transferência são cada vez menores! Excepto uma: a ATM.
Pois é, fazer transferências através das caixas multibanco custa ZERO! Isto independentemente de onde se tenha conta. Para quem não acredita basta percorrer os preçários dos bancos ou confirmar isso mesmo ‘in loco’. E então o que tem acontecido? Vejo cada vez mais pessoas a irem para as caixas multibanco com vários documentos e toca de fazer transferências em barda. Resultado? Um congestionamento gigante e uma espera de dar cabo dos nervos (a mim parece que me calham sempre estas pessoas à frente). Mas, realmente, para quem o faz pelo menos poupa. É que se tiver de fazer um conjunto de transferências para várias contas ainda é algum dinheiro. É aproveitar enquanto é gratuito!
Fica a dica!
Olá,
Já há muito tempo que só faço as minhas transferências por ATM, precisamente porque online tinha custos.
Um absurdo o que os bancos cobram!
Obrigada pelas dicas.
Margarida
https://minhacasadopatio.blogspot.com/