Entrar num simulador de crédito habitação pode ser intimidante, especialmente quando se depara com um conjunto de números e de termos que não percebe exatamente o que significam. Precisa de ajuda? Fique então com a explicação de conceitos fundamentais que encontrará nas simulações de crédito e que são essenciais para que tome a melhor decisão
Spread
É a margem cobrada pelas instituições financeiras quando concedem um empréstimo e varia consoante o perfil do cliente, as garantias do empréstimo e o tipo de empréstimo. Muitas pessoas pensam que é o elemento mais importante quando se analisam propostas de crédito habitação e que, se escolher a que tem um spread menor estará a escolher a menor proposta, o que não é necessariamente verdade. Tenha atenção porque muitas entidades financeiras propõem reduzir o spread se houver contratação de outros produtos juntamente com o crédito habitação, o que aparenta ser uma poupança, mas, muitas vezes, os custos mantém-se, estão é repartidos entre os vários produtos contratados.
Euribor
É o principal indexante utilizado no crédito habitação em Portugal. E o que é um indexante? Bom, o indexante é uma taxa de juro à qual fica associado o empréstimo quando se opta pela Taxa de Juro Variável. Tal como o nome diz, na Taxa Variável o valor da taxa de juro do empréstimo, e, consequentemente, as prestações, podem variar acompanhando as flutuações do mercado. As taxas Euribor mais comuns em Portugal têm prazos de referência 3, 6 ou 12 meses. Ou seja, quando se opta pela Euribor a 6 meses o valor dos juros é atualizado de 6 em 6 meses, de acordo com as alterações sofridas pela Euribor. A Euribor é influenciada por indicadores como a taxa de juro oficial definida pelo Banco Central Europeu (BCE), o nível de liquidez do sistema financeiro e a evolução esperada da inflação.
Em alternativa à Taxa Variável existem também as Taxas Fixas e Mistas. No sentido oposto da Taxa Variável, nestas opções a taxa de juro do empréstimo é fixa e a prestação não se altera durante o período de taxa fixa.
TAEG
Um dos melhores indicadores para comparar diferentes simulações de crédito habitação e perceber qual aquela que terá menores custos, uma vez que TAEG é a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global do empréstimo, contemplando todos dos custos que estão associados ao crédito habitação. Nesta taxa estão, portanto, incluídas comissões bancárias (comissão de abertura, de formalização, de avaliação e de processamento da prestação, por exemplo), juros, despesas (impostos e emolumentos de registo da hipoteca) e os custos dos seguros associados ao empréstimo (o seguro multirriscos do imóvel e o seguro de vida).
MTIC
É o montante total que o cliente terá de pagar à instituição durante todo o período do empréstimo e, por isso, um indicador essencial para avaliar uma simulação de crédito habitação. A sigla significa Montante Total Imputado ao Consumidor e representa a adição ao montante total do crédito a pagar de todos os custos associados a esse crédito (juros, comissões bancárias, impostos e outros encargos).
Agora que já percebe alguns conceitos essenciais, lembre-se que o simulador de crédito habitação é o seu melhor amigo! Faça várias simulações, analise com atenção e coloque várias questões para que no final tome uma decisão consciente.