Hoje comecei o dia cedo numa conferência de imprensa. Até aqui tudo normal para quem regressou ao trabalho… Mas a conferência tinha como tema “Moçambique”. E foi aí que voei…
Cresci a ouvir falar desta terra. Do pôr do sol que não há igual, do cheiro da terra molha depois da chuvas, do sorriso fácil, das canções melodiosas, das praias de areia branca, de água quente, da Laurentina, dos Camarões grelhados, dos dialetos… Saltam-me à mente palavras como “Kanimambo” (Obrigado!), Chapas, Machimbombos… quem me ouve até parece que conheço, que já lá estive… Mas na verdade não. Tudo o que conheço foi de fotografias, filmes, postais, slides e histórias, histórias que vão passando por gerações…
E foi então que me apeteceu apanhar um avião e ir ver tudo com os meus olhos… mas, não. Ainda não é desta (quando é que as companhias low cost começam a viajar para Moçambique?!). Fico-me pelos caracteres e partilha com quem já conheceu esta terra. Quem já passou por lá e conhece, o que aconselha? Que histórias partilha? Deixem as vossas dicas!
Olá Vera,
Obrigada por acompanhar o blog a partir da Beira, um local sobre o qual já ouvi tantas histórias 🙂
Vou mantendo aqui algumas dicas do cantinho da Europa mas vá passando e deixando também sugestões dessa linda terra que é Moçambique 🙂
Compreendo perfeitamente o que diz 🙂
Olá..Só para que saiba que tem uma (e acredito muitos mais) leitora do seu blog em Moçambique ..na Beira!! Encontrei o seu blogue hoje..e já sou fã! Continue com essas boas e menos boas novidades do nosso pequenino cantinho da Europa…
Infelizmente não tenho dicas nem memórias para aqui deixar. Apenas me encontro no mesmo barco que tu, pelos vistos. Cresci também a ouvir falar deste lugar como se fosse a terra prometida. Um paraíso que não deixou ninguém indiferente. E vivo na esperança de um dia visitar todos os lugares que fizeram parte da minha infância através das histórias partilhadas. E espero ir pela mão do meu pai, a pessoa que por lá nasceu e traz consigo uma parte desse lugar que secretamente me emprestou. 🙂