Na minha segunda contribuição para a plataforma Maria Capaz voltei a contar a história de uma amiga que também está a passar por algumas dificuldades financeiras. A “Ana” é freelancer, tem dois filhos e é uma verdadeira guerreira. Está num momento difícil mas não tenho dúvidas que o vai ultrapassar.
Peguei no exemplo da minha amiga para explicar a importância de estarmos prevenimos. De termos um fundo de emergência. Ao longo do texto dou também alguns exemplos de estudos e números.
Podem ler a crónica aqui: Fundo S.O.S.
Nem sempre os números das estatísticas têm rosto. São simplesmente um amontoado de algarismos que são atirados por políticos, economistas e especialistas para comprovar teorias e validar argumentos.
Mas como eu própria refiro no texto: “Estes números dão-nos uma amostra da realidade. Mas atrás de cada número, há uma mulher, um homem, famílias inteiras que passam dificuldades perante um imprevisto”.
E é isso que tenho tentado fazer. Humanizar os números. Dar um rosto às estatísticas. Levantar o véu e contar exemplos reais de quem passa na pele aquilo que os números mostram.
Espero que gostem e que o texto vos inspire para assumirem o controlo da vossa vida financeira. Somos todos capazes!