Falta pouco tempo para o aniversário do filho mais velho. Até agora optei sempre por enviar um bolo para a escola e ir cantar os parabéns com os colegas, e depois fazer uma festa em casa para amigos mais próximos e família. Assim garantia que comemorava com os colegas e resguardava a casa aos mais próximos. Mas este ano acho que não me escapo de fazer uma festa maior que inclua família, amigos e colegas de escola. Só no fim-de-semana passado ele recebeu três convites, o que não me dá grande margem para fugir. Uma pessoa passa a vida em festas. Além disso, ele já tratou de avisar os colegas todos que está quase a fazer anos e que os vai convidar. O que me deixa com um dilema: faço em casa, e convido os colegas, ou faço num espaço próprio para aniversários? Até agora ele tem recebido convites para espaços de aniversário. Mas a verdade é que alguns parecem-me fraquinhos, não me convencem. Nem pelo aspecto do espaço, decoração e afins, nem pela comida. Mas, por outro lado, também não me apetecia estar a fazer em casa.
Para já ainda continuo a avaliar os prós e contras de cada opção. E ainda assim não sei o que fazer. Estes foram os argumentos que encontrei.
Festa em casa:
Prós
– Junto todos numa única festa
– Não há pressão de hora para terminar a festa e a família pode ficar mais tempo
-O preço é capaz de ficar mais em conta, já que também podemos pedir a alguns familiares para trazerem alguma comida. Posso assim mais facilmente controlar a comida e oferecer algo mais simpático também aos adultos
Contra
– A casa fica um caos
– Um número infindável de crianças aos gritos dentro de casa, o que a juntar aos adultos significa, o caos
– Conseguir que se divirtam ao mesmo tempo que tentamos que não nos partam a casa toda.
Festa num espaço:
Prós
– São eles que tratam de tudo: decoração, comida, bolo, etc
– A animação está completamente direcionada aos miúdos: balões, insulfláveis, pinturas, jogos, etc. Já consigo imaginar a felicidade dele com tanta oferta de brincadeira
– Não tenho de limpar nada e quando a festa acabar e chegar a casa o lar está limpinho como o deixei
Contras
– O horário contado (o que pode ser um vantagem para crianças mas uma descantagem para a família, que parece que será quase “enchutada” depois de chegar à hora)
– Os amigos que não têm filhos ficam ali a olhar para o ar
– O Preço sobretudo tendo em conta a diversidade da comida (sim, resume-se tudo a batatas fritas, pipocas, sandes, gelatinas e sumos)
Posto isto, o que faço? Desta vez preciso das vossas dicas e sugestões.
C. Bento,
Também estou a considerar essa possibilidade.
Obrigada pela sugestão 🙂
Mário,
Estou quase convencida a fazer num espaço.
Obrigada pela sugestão 🙂
O ele ficar contente é um fator importante. Isso e a casa limpa 🙂
Tendo em conta que sandes, pipocas, gelatinas são fáceis de fazer e que podemos comprar uns sumos e umas bolachas, alugaria apenas o espaço. x.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=168 🙂 Também pode levar lanche.
Se estiver bom tempo, opte por um piquenique e peça a um familiar/amigo que faça umas pinturas faciais nas crianças.
Outra opção muito boa e que sou fã é o PaintBall, Escalada, Etc. Veja o site http://www.sniper.pt/parqueaventura/inde
Grande Bárbara, como eu percebo o teu dilema, tendo em conta que a mais velha fez anos no domingo… O que eu te recomendo mesmo é que faças a festa fora, num espaço que dê também para acomodar a família… Nós já somos ‘habitués’ no Akiafesta, no Campo Grande, que tem comida boa e muita animação para as crianças, e os adultos também se safam bem…
E repara: se fizeres mesmo bem as contas, vais ver que o que pagas mais é capaz de compensar a sanidade mental de ter a casa em ordem 🙂
Barato não fica mas que eles ficam contentes ficam!
Mas fazendo uma das festas em casa há sempre uma poupança, relativamente a fazer tudo fora.
Olá Carla,
Pois, também já pensei em duas festas: uma casa com família e outra num local qualquer com os amigos dele. Mas depois começo a fazer as contas e não sei o que decidir. Isto não está fácil 😉
Eu sofro do mesmo dilema. Família e amigos com fartura e colegas da escola. Nos primeiros anos consegui fazer como tu. Bolinho na escola e festa em casa para os chegados (que mesmo assim entre adultos e crianças são 40 pessoas). Já fiz também em casa para os colegas – contratei 3 animadores para estarem com eles 2/3 horas. No fim desse tempo foram embora e chegaram os familiares. É também uma opção mas só resulta até uma certa idade porque os mais velhos (rapazes principalmente) já não se ficam com animadores. No último ano – e vou repetir este ano – faço a festa em casa com a familia e amigos como habitual e faço uma festa fora – indoor soccer – para os colegas da escola e alguns dos amigos habituais. No ano passado foi simples: 2:30h a jogar futebol, com intervalo para bolo, pipocas e batatas fritas! Uma festa de rapaz que todos adoraram. Este ano já está a pedir o mesmo.