Sim, eu sei que estamos em Outubro. Pode parecer de loucos achar que já estou a pensar nos presentes de Natal. Mas, na verdade, esta é a melhor altura para começar a fazer as compras. Cá por casa já tenho o primeiro esboço da lista – que não prevejo ter grandes alterações – e também já tenho o primeiro presente. E o primeiro foi para… a minha mãe. Sim, mãe, eu sei que vais ler este post e escusas de me perguntar agora 20 vezes o que é porque não vou dizer.
Muitas pessoas esperam por receber o subsídio de Natal (as que o recebem) para fazerem as compras. Mas, a verdade, é que depois acabamos por deixar tudo para a última hora e sai-nos mais caro, além de ser super stressante. O único senão é não dar para fazer trocas. Por isso, só faço com os presentes das pessoas que sei que não iriam trocar. A verdade é que também opto por fazer os meus próprios presentes para oferecer. Mas isso depois dá todo um outro post.
Deixo-vos aqui as 5 principais razões que me levam a começar a fazer as compras 2 meses e meio antes:
1) Mais fácil de organizar. Com dois meses e meio de antecedência tenho todo o tempo do mundo para fazer a lista das pessoas a quem quero oferecer, definir o que quero comprar – ou fazer -, assim como estipular o budget necessário. Caso seja preciso acrescentar alguém tenho margem para o fazer
2) Posso dividir as compras. Depois de definir quanto pretendo gastar, se não quiser fazer já as compras todas posso sempre dividir por Outubro, Novembro e até mesmo Dezembro. Assim, o impacto no orçamento mensal é menor e mais gerível.
3) Tenho mais tempo para encontrar o que quero. Não estando sob a pressão do tempo – que acontece nos últimos dias – posso escolher com calma, comparar preços e até encomendar da internet (que por vezes pode demorar mais um pouco e correr-se o risco de não chegar a tempo)
4) É mais barato. A partir de Dezembro os preços tendem a subir bastante e algo que poderíamos ter comprado hoje a um determinado valor pode-nos custar quase o dobro nos últimos dias. Além disso, posso sempre ir aproveitando talões de desconto. Com preços menos inflacionados a poupança é maior.
5) Evito o stress da altura do Natal. A azáfama dos últimos dias que antecedem o Natal são de retirar a energia a qualquer pessoa. Filas intermináveis, pessoas stressadas, trânsito … todo um cocktail capaz de arruinar a boa disposição até dos ajudantes do Pai Natal. Se ainda tiver de comprar alguma coisa será um ou outro presente, e não a lista toda. O tempo também é dinheiro.
Se houver por aí quem já esteja nestas andanças partilhe as suas experiências e sugestões.
Ficam as dicas!
Bom exemplo de planeamento. Tenho que passar a seguir esse exemplo. Ajuda a tratar de tudo ANTES que o Natal esteja a mesmo a chegar:)
http://www.feliznatal.pt
sempre fiz assim. às vezes até começo nas férias de verão, por isso de que estamos fora e vemos coisas giras e diferentes, inclusive em saldos. o espírito natalício não desce em nós em Dez!!! O prazer de oferecer e de dar algo que vai ser apreciado é o que me move – o espírito de oferecer, no Natal ou não, é sempre esse.
Benedita,
A personalização também é um dos meus pontos preferidos 🙂
Olá S,
Eu também gosto do espírito natalício mas prefiro estar aliviada na pressão das compras 🙂
Olá Andy,
Também prefiro dedicar-me mais à cozinha nos últimos dias. E só isso já dá uma grande trabalheira 🙂
Susana,
Também gosto bastante da ideia dos cabazes 🙂
Desafiei a chuva e lá fui.
As primeiras compras estão feitas. Falta embrulhar, porque gosto de ser eu mesma a fazer os embrulhos, os laços, escrever uma pequena mensagem, enfim, personalizar um pouco a lembrança.
Bom domingo.
Gostava muito de ter essa disciplina… mas não consigo. Até já pensei nisso, mas depois falta a concretização. No fundo acho que gosto mesmo de andar pelas lojas na época de Natal com os jingle bells a tocar em todo o lado! Parabéns pelo blog e pelas dicas!
Costumo comprar, quase, tudo até meados de Novembro. Aproveita estas promoções de final de Verão e os meses onde há mais variedade de escolha. Poupam-se muitos euros, quando se vão ver os preços dali de final de Novembro, inicio de Dezembro.
Só deixo para perto do Natal as roupas e aparelhos electrónicos, mesmo para deixar a possibilidade de troca, caso não sirva ou não gostem.
Neste momento, já tenho 3 de 11. (só se aparecer mais alguém, no tempo que falta a entrar para a lista… ainda há algumas que existem opções e há, pelo menos, 2 que só as compro lá para dia 16-17 de Dezembro)
Na semana antes do Natal é só mesmo para comprar os bolos. O resto já está tudo comprado para não perder horas infinitas nas lojas.
Concordo plenamente! Fiz ontem as primeiras compas de Natal, pois, assim, custa menos em termos financeiros.
Olá, não podia estar mais de acordo com aquilo que já foi aqui dito. Eu tambem todos os anos por esta altura já tenho alguns presentes de Natal. E ás vezes ainda oiço coisas do género …mas já ? Ainda falta tanto tempooooo. Para quem não prepara uma lista dos presentes que quer dar a esta ou aquela pessoa, alem de lhe sair mais caro, como acumula todos os presentes no mês Dez mesmo recebendo subsidio, acaba por ficar sem nada e o que custa muito depois é o mês de Janeiro a passar , pois as pessoas estão desejosas de receber o seu ordenado no final Jan. Por isso, para mim, só traz vantagens preparar com antecedencia, pois escolho com tempo aquilo que quero comprar e por outro lado tambem faço eu propria alguns presentes de Natal , como por exemplo Cabazes de Natal. E para este Natal já estou a preparar para rechear os meus cabazes muitas coisas boas e caseiras.
Benedita,
Realmente, coordenar a azáfama das compras com o mau tempo também é um desafio.
BFS
Pretendo, este fim de semana, fazer a lista natalícia e se houver tempo e a meteorologia não for muito severa, fazer as primeiras compras.
Estou inteiramente de acordo com as tuas razões para dar início à tarefa-Natal.
Assim sendo, até nos sobra mais tempo para desfrutar da época, do espírito, das coisas boas para saborear, de tudo o que é o Natal e que passa, todos os anos, tão rápido.
BFS
Benedita
Mónica,
Se quiser partilhe as suas dicas e sugestões de presentes personalizados. Estou sempre à procura de novas ideias 🙂
Ana,
Houve um ano que deixei todos para a última hora e, financeiramente, saiu-me caro. Mas lá está, o talão de troca pode ser importante nalguns casos 🙂
Cristina,
Já está bem mais adiantada. Assim no Natal é um descanso 🙂
Quanto mais cedo se começar a planear, melhor. Pelo menos comigo funciona 🙂
Marta,
Eu também tenho esse problema, sobretudo no mês de Outubro. Por isso, é faço um planeamento com tempo. Caso contrário seria o descalabro 🙂
Concordo plenamente e eu já tenho duas e outras já estou a fazê-las, porque gosto de dar prendas personalizadas e feitas por mim.
Sou daquelas pessoas que não pode estar mais de acordo contigo no aspecto de que esta é a altura ideal para começar a comprar e a pensar. Mas acabo sempre por deixar para a última. E sei que me sai bem mais caro. Mas lá está gosto sempre de ter o talãozinho de troca junto aos presentes!
Olá!
Afinal não sou a única!!!
Eu já fui um passo mais longe e tenho as prendas de natal quase todas compradas.
Por aqui também estamos a pensar fazer isso desde já.
Por acaso também já fiz um rascunho com o nome das pessoas a quem pretendo oferecer presentes de natal, e que valor posso, em média, despender com cada uma.
Também já comprei um dos presentes, para o meu marido.
Mas o problema é que a maior parte dessas pessoas faz anos antes ou depois do natal, o que significa presentes a dobrar, e acabo por gastar sempre mais do que tinha previsto.
Por outro lado, prefiro a época mais próxima do natal, em que fazem vários descontos e promoções, e em que a variedade acaba por ser maior do que no resto do ano.