Não há um dia em que não passe por alguém que está a conduzir e a falar ao telemóvel, a enviar mensagens, a ver o facebook, etc. É verdadeiramente impressionante. Faço várias vezes a auto-estrada e quando começo a ver o carro da frente meio aos zig zags já sei…vai ao telemóvel. E pior do que ir a falar é irem a mandar mensagens ou a consultar as redes sociais. É mesmo tão necessário, ou urgente? E se é, porque não param na berma telefonam ou enviam o tal sms?! Já vi alguns carros a terem de fazer manobras aparatosas por alguns condutores irem com os olhos no telemóvel em vez de estar ao olhar para a estrada. Apesar dos inúmeros relatos de acidentes e dos alertas as pessoas acham mesmo que não faz mal. A irresponsabilidade deixa-me mesmo transtornada.
Para quem não tem sistema de alta voz há sempre os auriculares. E hoje em dia todos os telemóveis já trazem. Não custa nada. E naquele momento dediquem-se apenas a conduzir. Esqueçam o telemóvel. O mundo não acaba por não verem aquela mensagem, mas o mundo dessa pessoa pode acabar se houver um acidente. Por favor, largem os telemóveis enquanto estão a conduzir. Por vocês, pela vossa família, pelos outros que vão calmamente na estrada nas suas vidas! Fica a dica!
É que os olhos ou vão na estrada ou no telemóvel. As duas coisas não dá!
Nuno,
A situação mais insólita que vi foi já há uns anos: um senhor a escovar os dentes com uma daquelas escovas elétricas. Nem queria acreditar 😀
Incrível, Vanessa.
Mas realmente vê-se todos os dias.
Isto é uma coisa que me irrita imenso. É claro que às vezes, lá tenho de fazer ou atender uma chamada importante no carro, mas espero que tenha de parar num semáforo ou assim para fazer a ligação, ponho em alta voz, e no fim peço à pessoa para desligar. Isso é o máximo que faço, porque não me consigo imaginar a conduzir e escrever sms ou consultar redes sociais. Eu própria não me sinto segura, e não percebo como há quem se sinta e não pense nos outros.
Para além de me deparar com essas situações de telemóveis durante a condução, já me aconteceu ainda mais caricato. Já passei por automobilistas a conduzirem e ao mesmo tempo irem a ler livros/jornais e/ou revistas, assim como a escreverem. A tecnologia está muito avançada, mas acho que para podermos fazer estas coisas, que devamos esperar que comecem a fabricar carros tipo o Kitt.
Há uns dias fui atrás de uma carrinha das obras, o senhor ia a andar bem, de repente trava, eu travei de estaca porque me ia espetando nele, ainda pensei que ele fosse virar em algum lado, sem pisca, mas não. Seguiu aos zigue-zagues, quando ia para ultrapassar, nem via o caminho porque ele ia para a outra faixa e quando comecei a ultrapassar, foi para cima de mim. Óbvio que apitei, chamei-lhe tudo quanto me lembrava de ordinário e ele ainda se riu. A sério que vai ao telemóvel, perde toda a capacidade de conduzir e ainda se ri? Mas vê-se isso todos os dias!