Foram mais de 500 mil hectares de área ardida que fizeram de 2017 o ano mais negro de sempre. No incêndio de Outubro morreram 45 pessoas e foram dezenas os feridos que se somaram aos já trágicos números de Pedrógão Grande, e outros incêndios que assolaram o país ao longo deste ano. Olhando assim parecem só números. Mas não são. São vidas, são histórias, são pessoas! Que não nos esqueçamos nunca do que aconteceu e que não fiquemos indiferentes.
Enquanto muitos de nós passeiam alegremente nesta altura no meio de compras, há quem ainda sinta o cheiro de terra queimada, há quem ainda não tenha encontrado a cor no meio da paisagem cinzenta. Recordo-me na altura da impotência que senti sem saber o que podia fazer para ajudar. E a verdade é que podemos sempre fazer alguma coisa, nem que seja um pequeno gesto. E é desse pequeno gesto que vos venho falar. Aliás, uma maneira de ajudarmos esta famílias a recomeçar e também fazermos sorrir quem mais amamos.
Ao longo das últimas semanas tenho-vos dado várias dicas de presentes diferentes e originais. Pois bem, venho falar-vos de mais um: ofereça um Jogo da Santa Casa. Pode ser uma raspadinha, Lotaria, Euromilhões, etc. Todo um mundo de opções. Se comprarem um jogo na semana de 16 a 24 de Dezembro têm ainda uma particularidade: estão a ajudar as vítimas dos incêndios.
Como? A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai canalizar integralmente a sua parte da receita dos Jogos Santa Casa para ajudar as vítimas dos incêndios. Ou seja, quando estão a oferecer um presente destes estão a fazer felizes não só os vossos familiares e amigos como também a ajudar todas as vítimas do incêndio que procuram um recomeço para as suas vidas. Não é maravilho este dois em um?
Podem comprar os jogos nos locais habituais ou online. Como cá em casa temos já conta no site eu vou aproveitar para preencher um euromilhões, imprimo a chave a ofereço à minha cara-metade este magnífico presente. E só saber que posso estar a ajudar confesso-vos que me deixa genuinamente feliz. É um pequeno gesto, eu sei. Mas se todos nos juntarmos com pequenos gestos podemos fazer a diferença.
Além de fazerem as vossas apostas, no Facebook ou no site da Santa Casa têm ainda outras formas de aderir a esta iniciativa: a partilha ou envio de um postal de natal animado e a utilização da hashtag da campanha para deixar um testemunho.
Que nos juntemos para ajudar estas famílias a recomeçarem uma nova vida, a reconstruirem os seus sonhos e a verdadeiramente renascerem das cinzas. Este é o meu desejo para este Natal. #recomeçar
Feliz Natal a todos!