Para as pessoas que, por exemplo, não tenham internet e queiram verificar as suas faturas e despesas de IRS, assim como tirar dúvidas ou tratar de outros assuntos fiscais, podem deslocar-se aos Espaços do Cidadão. Desde esta semana que estes 343 Espaços do Cidadão, em alternativa às tradicionais repartições de Finanças, vão prestar auxílio aos contribuintes nestes assuntos.
Para saber qual o Espaço do Cidadão mais perto de si, basta consultar o site do Portal do Cidadão. Ou então aceder à aplicação através do telemóvel, como já falei aqui.
A Autoridade Tributária adianta que “nesses locais, com a ajuda de mediadores de atendimento digital, os cidadãos podem, com a sua senha de acesso e através do Portal das Finanças, consultar as facturas em que indicaram o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e complementar a informação das facturas que se encontrem pendentes”.
A confirmação das faturas no portal E-fatura tem de ser feita até dia 15 de Fevereiro. Caso contrário, as faturas que estão pendentes não darão direito a benefício fiscal.
Nestes Espaços do Cidadão é também possível a senha de acesso ao Portal das Finanças, obter cadernetas prediais, certidões e comprovativos de IRS, certidões de dívida e não dívida, documento de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), de IMI ou de dívidas e coimas fiscais e emitir recibos de renda quitação de rendas.
É importante também referir que, ao contrário dos outros anos, este ano a entrega de IRS em papel e online é feita na mesma altura. Podem consultar as datas aqui.
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