Primeiro os filhos, o marido, a mãe, o pai, a avó, os amigos, o trabalho, os novos projetos…a lista poderia continuar e já quase não haveria tempo disponível no dia. Têm sido assim os últimos dias e semanas. Têm sido assim os últimos anos. Tudo primeiro e depois…eu. Aliás, vendo bem já nem consigo aparecer na lista. Claro que faço tudo o que gosto. Passeio (menos do que desejava, é verdade, mas faço-o), estou com a família, com os amigos, participo em vários projetos e, na verdade, sou muito feliz com tudo isto. Só que nos últimos anos talvez não tenha tido tempo para parar e perceber o que me aconteceu a mim, ao meu corpo e à minha saúde.
Sempre desculpei o meu peso com o facto de ser alta, ter uma estrutura e ossos largos (o que quer que isso seja), ser grande… mas a realidade nua e crua é uma: estou gorda! Sim, assim mesmo. Estou gorda! E não pensem que me sinto miserável. Na verdade, sempre gostei de mim e mesmo depois de ter engordado bastante nos últimos anos – e até podia não estar muito satisfeita com o corpo – não permiti que esse estado me impedisse de rir, de olhar para a vida de forma positiva. Aprendi a disfarçar o que menos gostava ao espelho e fui camuflando os quilos.
Mas no final do ano passado houve um dia em a ficha caiu. Encontrei uma foto de há uns anos e que tinha um peso saudável. O choque foi maior quando olhei para uma foto tirada dias antes. Nem queria acreditar. Quem era aquela? De quem é aquele corpo? Como posso estar a enganar-me e achar que estou saudável com 26 quilos a mais. Foi aí que percebi que as dores nos joelhos não são só da alta competição de anos longínquos, mas do excesso de peso. Às vezes são precisos cliques destes. Naquele dia o sorriso esmoreceu um pouco. Fiquei triste comigo, fiquei triste por me ter esquecido de mim.
Uns dias depois mostrei a foto a uma amiga e desabafei que precisava de emagrecer. Expliquei-lhe que o meu problema é ter uma relação emocional com a comida. Basicamente, quando estou feliz, como. Quando estou triste, como. Quando estou stressada, como. E até quando estou bem, gosto de comer.
Essa amiga falou-me de um tratamento médico que ajuda as pessoas a emagrecer e que eu já tinha ouvido falar por alto. Por norma, eu desconfio de tudo o que é dieta. Ainda assim, perante a dura realidade dos números fui investigar do que se tratava. Li muito, pesquisei bastante e quando percebi que se tratava de um tratamento médico decidi ouvir um pouco mais. Afinal não é mais uma dieta louca. Há estudos científicos que a comprovam, suportam e demonstram a sua eficácia. Na realidade, nem todas as pessoas a podem fazer. É preciso ter o “ok” do médico. Foi assim que resolvi iniciar uma nova etapa com o tratamento da Pronokal.
Este tratamento tem como principal fator diferenciador haver um acompanhamento médico e de uma equipa multidisciplinar. Tudo começa por uma consulta médica e é esse médico que nos acompanha e prescreve a dieta. No meu caso, estou a ser acompanhada pela fantástica Dr.ª Katia Kuchler que tem sido incansável. Respondeu a todas as minhas perguntas e dúvidas (e acreditem que foram muitas) e acalmou todos os meus receios. Mandou-me fazer um check up completo. Ele foram exames, análises, falámos da minha relação com a comida, quis saber se tomo medicamentos, tudo mesmo. E só depois de receber os resultados todos é que me deu a luz verde para avançar.
Passei para a nutricionista Ana Rita Santos que me esteve ajudar a planear as refeições, a indicar os alimentos que posso comer, as quantidades e a ensinar-me vários truques para me sentir bem. E tenho ainda um personal trainer que me vai acompanhar. Agora já não há desculpas: o exercício físico vai voltar a fazer parte da minha vida. Confesso que até estou animada com essa parte, até porque sei que mais do que ajudar o corpo, o exercício ajuda-me na mente.
Por fim, a equipa multidisciplinar conta também com profissionais de coaching que me vão ajudar a manter focada. Acreditem que isto faz toda a diferença. Normalmente, quando iniciamos uma caminhada destas – e quem já tentou várias dietas sabe do que falo – nem sempre é fácil conseguir manter o foco, até porque há muitas tentações. Há um lado emocional que tem de ser trabalhado, até porque foi esse lado que me conduziu ao estado atual. Claramente este é um processo de dentro para fora. Mais do que um corpo mais bonito, o que quero é ter uma saúde melhor. Quero ver os meus filhos crescerem e poder acompanhá-los nas futeboladas (sim, porque sou mulher que gosta e dar uns chutos na bola).
Agora que começo o meu tratamento, espero que este seja um início de um novo ciclo na minha vida. Chegou o meu tempo. Chegou o tempo de investir e cuidar de mim. Vamos a isso. Let the games begin!
Obrigada pelas suas palavras e parabéns pelo objetivo atingido. sim, é um processo para a vida. 🙂
Olá Bárbara, como me reconheço nas suas palavras! Há um ano, também eu me perguntei onde me perdi, no afã de tratar de tudo e de todos, deixando-me ficar para trás…
Em Abril marquei uma consulta com uma nutricionista online, a Ni Pimenta Ribeiro, (site http://anitricionista.blogs.sapo.pt/) que me tem conduzido numa reeducação alimentar e de hábitos de saúde, e já perdi 25 kg. Este é um percurso para a vida, e desejo que seja muito bem sucedida no seu processo.
Obrigada, Drª. Katia.
Força Barbara! Conte comigo
Muito obrigada Arlinda.
Essas palavras de apoio são, de facto, uma boa motivação. Parabéns pelo objetivo alcançado. Eu cá vou continuar a minha caminhada.
Um beijo
Boa Tarde,
É a primeira vez que faço um comentário a um texto num blog, mas não resisti pois assim que iniciei a leitura, parecia que alguém estava a contar a minha história.
Tomei a minha decisão nos finais de Maio de 2016, iniciei o meu processo em Junho, com a ajuda de uma nutricionista e um PT, tendo conseguido perder até hoje a volta de 13 Kg. Atingi um peso saudável e já entrei na fase de manutenção.
É preciso muita força de vontade, aprender, errar, corrigir e acima de tudo nunca desistir. Não basta passar os valores aos nossos filhos, temos de dar bons exemplos e envolvê-los no processo. No meu caso a família toda ficou comprometida no meu objectivo o que ajudou bastante.
Muita sorte na tua jornada e com a ajuda que vais ter, tenho a certeza que terás sucesso. Foco acima de tudo!
Beijo.
Muito obrigada, Andreia.
Uma dia de cada vez e devagarinho.
Bjs 🙂
Obrigada pelo apoio, Sofia. Também é uma inspiração para mim. Espero conseguir atingir o objetivo 🙂
Obrigada por todo o apoio, Pronokal Portugal! Vamos a isso!
Força Bá!! Muito sucesso e vá mostrando a sua caminhada em busca de um peso saudável!!
Que possa ser uma motivação para todos, que tal como eu procura um peso saudável mas sem sucesso!! Já li muito sobre o método Pronokal e bem gostava de poder ter recursos financeiros para poder investir em mim mas infelizmente neste momento não tenho. Quem sabe um dia…
Muita força, Bárbara. Está em excelentes mãos!! Desde Julho de 2015 perdi 16 kgs com a ajuda da Pronokal Portugal. Agora estou em Manutenção também com a querida Drª Katia Kuchler. Tenho a certeza que vai ser um sucesso.
Parabéns, Bárbara! Conte com toda a equipa PronoKal para superar este desafio! Estamos muito orgulhosos e felizes com a sua decisão de comprometer-se com um peso saudável! Vamos a isso!
Obrigada, Angela! =)
Parece-me um ótimo compromisso, em nome da saúde e do bem-estar. Vai correr lindamente. Força nessa conquista!
Obrigada, Sm’s!
Muitos parabéns pelo objetivo alcançado e tudo a correr bem nesta luta de perda de peso.
Beijinhos
Força!
Também decidi há sensivelmente 2 semanas e meia, começar a saga de perder peso…
Eu, sozinha, apenas com disciplina….
estou satisfeita. Ao fim de 2 semanas tinha menos 2,5Kg
Por isso força, mas sobretudo muita disciplina.
Beijinhos
Sm’s
Olá Ana Mafalda,
Varia de pessoa para pessoa porque depende do número de quilos e do ritmo do metabolismo de cada pessoa.
Em todo o caso pode ir ao site da Pronokal – http://www.pronokal.pt/ – e colocar as questões para a sua situação e eles respondem-lhe.
Obrigada e tudo a correr bem também para si.
Bjs
Olá Bá,
É caro o tratamento? eu estou com 30 kgs a mais…..desde já agradeço a sua ajuda. beijinhos e que corra tudo super bem com a Pronokol
Obrigada, Joana! =)
Vou acompanhar de perto para ver se me inspiro.
Boa Sorte Bá!